Foi concluída na noite de sexta-feira (11), a apuração dos votos das Eleições para a composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor(a) da Unimontes – Gestão 2022-2026. Conforme o processo eleitoral, no dia 22 de novembro, o Conselho Universitário (Consu) da instituição se reunirá extraordinariamente para homologação do resultado.

Antônio Alvimar e Helena Papa foram os mais votados para os respectivos cargos nas eleições da Universidade para compor a lista tríplice. Antônio Alvimar obteve 50,07%% dos votos para reitor e Helena Papa obteve 49,04%% para o cargo de vice.

Os votos na Unimontes são paritários, com os seguintes pesos: professor (70%), servidores técnico-administrativos e acadêmicos (peso de 15% cada categoria). Considerando esses pesos, o resultado ficou assim para os candidatos a reitor: professores Antônio Alvimar Souza (atual reitor), 50,07%; Wagner de Paulo Santiago 34,28%; e Geélisson Ferreira da Silva 15,66%.

Para vice-reitor, o resultado foi: professora Helena Amália Papa, 49,04%, professor Dalton Caldeira Rocha, 31,11% e professor Danilo Fernando Macedo Narciso, 19,85%.

Os trabalhos de apuração da Comissão Eleitoral duraram mais de 14 horas. O presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcantara Ferreira, ao final do processo, entregou o relatório de votação ao atual reitor e também presidente do Consu, professor Antônio Alvimar Souza.

Após a homologação pelo Consu, as listas tríplices serão encaminhadas ao governador Romeu Zema, para a nomeação dos futuros dirigentes da Universidade. A nomeação deverá ocorrer até 26 de dezembro de 2022, quando termina o mandato da atual gestão.

O resultado das urnas seguirá o cronograma da Comissão Eleitoral. No dia 22, às 16h, haverá uma “reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) para a apreciação dos eventuais recursos interpostos quanto ao processo eleitoral para deliberar sobre a homologação do resultado eleitoral que formalizará a lista tríplice para Reitor e Vice-Reitora.

Presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcantara entregou o relatório de votação ao atual reitor e também presidente do Consu, professor Antônio Alvimar Souza
(foto: Andrey Librelon/Unimontes)

Já no dia 23/11, o Consu deverá homologar o resultado eleitoral formalizando o resultado das eleições. O documento será encaminhado ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em ordem alfabética, para a nomeação dos dirigentes da Instituição, o que que deverá acontecer até 26 de dezembro, quando termina a atual gestão.

CERCA DE 14 MIL VOTANTES – Ao todo, estiveram aptas a participar do processo eleitoral cerca de 14 mil pessoas, incluindo 954 professores efetivos e designados, 1.419 servidores técnico-administrativos efetivos e comissionados e 11,63 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu, de educação profissional de nível técnico e tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno votou na respectiva unidade onde é lotado.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária