Foi concluída na noite de sexta-feira (11), a apuração dos votos das Eleições para a composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor(a) da Unimontes – Gestão 2022-2026. Conforme o processo eleitoral, no dia 22 de novembro, o Conselho Universitário (Consu) da instituição se reunirá extraordinariamente para homologação do resultado.

Antônio Alvimar e Helena Papa foram os mais votados para os respectivos cargos nas eleições da Universidade para compor a lista tríplice. Antônio Alvimar obteve 50,07%% dos votos para reitor e Helena Papa obteve 49,04%% para o cargo de vice.

Os votos na Unimontes são paritários, com os seguintes pesos: professor (70%), servidores técnico-administrativos e acadêmicos (peso de 15% cada categoria). Considerando esses pesos, o resultado ficou assim para os candidatos a reitor: professores Antônio Alvimar Souza (atual reitor), 50,07%; Wagner de Paulo Santiago 34,28%; e Geélisson Ferreira da Silva 15,66%. 

Para vice-reitor, o resultado foi: professora Helena Amália Papa, 49,04%, professor Dalton Caldeira Rocha, 31,11% e professor Danilo Fernando Macedo Narciso, 19,85%.

Os trabalhos de apuração da Comissão Eleitoral duraram mais de 14 horas. O presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcantara Ferreira, ao final do processo, entregou o relatório de votação ao atual reitor e também presidente do Consu, professor Antônio Alvimar Souza.

Após a homologação pelo Consu, as listas tríplices serão encaminhadas ao governador Romeu Zema, para a nomeação dos futuros dirigentes da Universidade. A nomeação deverá ocorrer até 26 de dezembro de 2022, quando termina o mandato da atual gestão.

O resultado das urnas seguirá o cronograma da Comissão Eleitoral. No dia 22, às 16h, haverá uma “reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) para a apreciação dos eventuais recursos interpostos quanto ao processo eleitoral para deliberar sobre a homologação do resultado eleitoral que formalizará a lista tríplice para Reitor e Vice-Reitora.

Presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcantara entregou o relatório de votação ao atual reitor e também presidente do Consu, professor Antônio Alvimar Souza
(foto: Andrey Librelon/Unimontes)

Já no dia 23/11, o Consu deverá homologar o resultado eleitoral formalizando o resultado das eleições. O documento será encaminhado ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em ordem alfabética, para a nomeação dos dirigentes da Instituição, o que que deverá acontecer até 26 de dezembro, quando termina a atual gestão.

CERCA DE 14 MIL VOTANTES – Ao todo, estiveram aptas a participar do processo eleitoral cerca de 14 mil pessoas, incluindo 954 professores efetivos e designados, 1.419 servidores técnico-administrativos efetivos e comissionados e 11,63 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu, de educação profissional de nível técnico e tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno votou na respectiva unidade onde é lotado.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024