Egressos da Universidade Estadual de Montes Claros foram premiados no ENGEMA 2023 – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração.

Este evento acadêmico é realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Em 2023, o evento completou 25 anos e aconteceu novamente, em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, em torno da temática “Inovação para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva”.

Dentre as diversas áreas temáticas que foram abordadas no encontro, o tema de Agronegócios e Sustentabilidade visou dar oportunidade para que acadêmicos, pesquisadores e profissionais exponham suas pesquisas e casos, em especial as relações entre competitividade, desenvolvimento, gestão, bioeconomia e sustentabilidade nos agronegócios. Nesta seara, os egressos do curso de Administração da Unimontes Danilo Alves Ribeiro, Maria Luiza Souza Ferreira e Paula Ferreira Ribeiro submeteram um trabalho cujo título é “Estudo das potencialidades para o desenvolvimento do setor agroindustrial em Janaúba – MG”, que foi premiado como melhor trabalho do tema Agronegócios e Sustentabilidade no XXV ENGEMA.

A egressa Paula Ferreira Ribeiro representou o grupo na premiação que foi on-line e contou sua experiência. “Foi uma experiência muito valiosa, pois além de apresentar o nosso trabalho e expor para discussão, também tive a oportunidade de ouvir sobre outros trabalhos de diversos temas que agregaram ainda mais conhecimento”.

A premiação aconteceu a partir do primeiro contato com o tema surgiu, ainda na Empresa Júnior Unimontes, a partir da intenção da Secretaria de Desenvolvimento de Janaúba de criar um projeto de incubadora de empresas agroindustriais, em 2019. A egressa Maria Luiza Souza Ferreira conta que o acesso ao projeto foi possível pelo intermédio dos professores da Unimontes Marcos Fabio Martins de Oliveira e Felipe Fróes.

Egressa da Unimontes Maria Luiza Souza Ferreira

Fotos arquivo pessoal

“A partir dessa iniciativa participamos de reuniões e para compreender melhor o assunto, bem como desenvolver o trabalho em questão, que só foi submetido em 2023, dada a oportunidade do evento. Além disso, a participação em projetos de iniciação científica na Unimontes não apenas complementou nossa formação, mas também enriqueceu nossa jornada acadêmica, desempenhando um papel fundamental na conquista deste prêmio” ressalta Maria Luiza.

O Projeto

Neste Projeto, os egressos pretendem coletar e analisar dados estatísticos recentes sobre a economia de Janaúba, incluindo indicadores de produção agrícola, emprego e renda. Com essa abordagem, possuem o objetivo de contribuir para a compreensão das oportunidades do município para uma transição para uma economia agroindustrial. Através da análise dos dados apresentados, concluem que a cidade de Janaúba possui condicionamento de infraestrutura e produção, além da capacidade organizacional de desenvolvimento de empresas da agroindústria de pequeno à médio porte, trazendo para a região a modernização da produção, geração de empregos e aumento de renda, alavancando o desenvolvimento do município de médio porte a frente de outros da região do Norte do Estado de Minas Gerais.

Fotos arquivo pessoal

O Marcos Fabio Martins de Oliveira que era professor da Universidade Estadual de Montes Claros durante a graduação dos egressos, comentou sobre a atuação do grupo neste período. “O desempenho era muito bom, não só desses, mas da turma como um todo, engajados, comprometidos, não só com a questão acadêmica, mas com a busca pela aproximação do mercado, do trabalho, contribuir com a sociedade, ou seja, então, estudar para quê? Isso dá para transformar o mundo e a própria vida, a carreira, contribuir com a sociedade. Para a universidade isso é muito legal.”

“A universidade dando retorno para a sociedade do investimento que esta fez para o seu crescimento, florescimento e fortalecimento. Isso é muito importante para o Unimontes e, obviamente, para esses acadêmicos que agora estão lá fazendo mestrado, doutorado e vão crescer ainda muito mais e vão brilhar. Ainda muito mais, parabéns a eles”, ressalta o professor. Ele acrescentou sobre a sensação do dever cumprido e realização do professor nesse momento. “A sensação é a felicidade, ou seja, o professor, na realidade, se realiza quando vê o sucesso dos alunos. A gente existe pra isso. O sucesso não é nosso. O sucesso do professor são os nossos alunos que vão aí melhorar o mundo.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +