Egressos da Universidade Estadual de Montes Claros foram premiados no ENGEMA 2023 – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração.

Este evento acadêmico é realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Em 2023, o evento completou 25 anos e aconteceu novamente, em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, em torno da temática “Inovação para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva”.

Dentre as diversas áreas temáticas que foram abordadas no encontro, o tema de Agronegócios e Sustentabilidade visou dar oportunidade para que acadêmicos, pesquisadores e profissionais exponham suas pesquisas e casos, em especial as relações entre competitividade, desenvolvimento, gestão, bioeconomia e sustentabilidade nos agronegócios. Nesta seara, os egressos do curso de Administração da Unimontes Danilo Alves Ribeiro, Maria Luiza Souza Ferreira e Paula Ferreira Ribeiro submeteram um trabalho cujo título é “Estudo das potencialidades para o desenvolvimento do setor agroindustrial em Janaúba – MG”, que foi premiado como melhor trabalho do tema Agronegócios e Sustentabilidade no XXV ENGEMA.

A egressa Paula Ferreira Ribeiro representou o grupo na premiação que foi on-line e contou sua experiência. “Foi uma experiência muito valiosa, pois além de apresentar o nosso trabalho e expor para discussão, também tive a oportunidade de ouvir sobre outros trabalhos de diversos temas que agregaram ainda mais conhecimento”.

A premiação aconteceu a partir do primeiro contato com o tema surgiu, ainda na Empresa Júnior Unimontes, a partir da intenção da Secretaria de Desenvolvimento de Janaúba de criar um projeto de incubadora de empresas agroindustriais, em 2019. A egressa Maria Luiza Souza Ferreira conta que o acesso ao projeto foi possível pelo intermédio dos professores da Unimontes Marcos Fabio Martins de Oliveira e Felipe Fróes.

Egressa da Unimontes Maria Luiza Souza Ferreira

Fotos arquivo pessoal

“A partir dessa iniciativa participamos de reuniões e para compreender melhor o assunto, bem como desenvolver o trabalho em questão, que só foi submetido em 2023, dada a oportunidade do evento. Além disso, a participação em projetos de iniciação científica na Unimontes não apenas complementou nossa formação, mas também enriqueceu nossa jornada acadêmica, desempenhando um papel fundamental na conquista deste prêmio” ressalta Maria Luiza.

O Projeto

Neste Projeto, os egressos pretendem coletar e analisar dados estatísticos recentes sobre a economia de Janaúba, incluindo indicadores de produção agrícola, emprego e renda. Com essa abordagem, possuem o objetivo de contribuir para a compreensão das oportunidades do município para uma transição para uma economia agroindustrial. Através da análise dos dados apresentados, concluem que a cidade de Janaúba possui condicionamento de infraestrutura e produção, além da capacidade organizacional de desenvolvimento de empresas da agroindústria de pequeno à médio porte, trazendo para a região a modernização da produção, geração de empregos e aumento de renda, alavancando o desenvolvimento do município de médio porte a frente de outros da região do Norte do Estado de Minas Gerais.

Fotos arquivo pessoal

O Marcos Fabio Martins de Oliveira que era professor da Universidade Estadual de Montes Claros durante a graduação dos egressos, comentou sobre a atuação do grupo neste período. “O desempenho era muito bom, não só desses, mas da turma como um todo, engajados, comprometidos, não só com a questão acadêmica, mas com a busca pela aproximação do mercado, do trabalho, contribuir com a sociedade, ou seja, então, estudar para quê? Isso dá para transformar o mundo e a própria vida, a carreira, contribuir com a sociedade. Para a universidade isso é muito legal.”

“A universidade dando retorno para a sociedade do investimento que esta fez para o seu crescimento, florescimento e fortalecimento. Isso é muito importante para o Unimontes e, obviamente, para esses acadêmicos que agora estão lá fazendo mestrado, doutorado e vão crescer ainda muito mais e vão brilhar. Ainda muito mais, parabéns a eles”, ressalta o professor. Ele acrescentou sobre a sensação do dever cumprido e realização do professor nesse momento. “A sensação é a felicidade, ou seja, o professor, na realidade, se realiza quando vê o sucesso dos alunos. A gente existe pra isso. O sucesso não é nosso. O sucesso do professor são os nossos alunos que vão aí melhorar o mundo.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade