Egresso do programa de residência em Clínica Médica, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), o professor e pesquisador Thiago Henrique Xavier Guimarães está entre os selecionados para integrar a comissão científica de Espondiloartrites, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
O trabalho será desenvolvido ao longo de dois anos (2021-2022), em consonância com o mandato da gestão do presidente Ricardo Machado Xavier (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O professor Marcelo Pinheiro (Unifesp) preside a referida comissão.
No plano estadual, Thiago Guimarães assume, também, a cadeira da comissão científica para doenças osteometabólicas – sendo a mais comum a Osteoporose – na Sociedade Mineira de Reumatologia, uma das 24 regionais do País da SBR. A entidade em Minas é presidida pela médica Mariana Peixoto, da Santa Casa (Belo Horizonte).
A presença de um profissional do Norte de Minas nas duas comissões é inédita e de grande expressividade, uma vez que a região ainda trabalha na maior consolidação da área. “Somos apenas 11 médicos da Reumatologia para todo o Norte de Minas, mas com demanda de pacientes e tratamentos entre leves e severos para uma área ainda maior, até mesmo com pacientes oriundos do Sul da Bahia”, destaca Thiago.
APROXIMAÇÃO COM OS GRANDES CENTROS
A motivação está na possibilidade de difundir as diretrizes, aplicativos, ferramentas virtuais, publicações de trabalhos e gerar conhecimento neste segmento da Medicina – inclusive a respeito das doenças de alta complexidade. “A gente passa a ter a oportunidade de mostrar qual é a importância do reumatologista para o sistema de saúde, mas, sobretudo, cria perspectivas de diálogo e aproximação da região com os grandes centros, difundindo conteúdos atualizados junto aos clínicos atuantes nas demais cidades, para que possam identificar e reconhecer as doenças reumáticas”, completa.
Os integrantes de cada comissão científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia são efetivados a partir de uma seleção de currículo. A área de Espondiloartrites é responsável pelas doenças que acometem coluna e articulações periféricas.
Thiago é graduado em Medicina pela Funorte (2012), com residência em Clínica Médica pelo HUCF/Unimontes (2013-2014) e em Reumatologia pelo Hospital de Clínicas, da Universidade Federal de Uberlândia (2015-2016). É titular da SBR desde 2017. Atua no corpo-clínico da Santa Casa de Montes Claros e como docente no Instituto de Ciências da Saúde (Montes Claros).