“Se a vida instrui a literatura, essa a refina em infinitos modos de usar”. Seguindo esse princípio, será lançado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na próxima quinta-feira (31/05), o projeto “Confraria Literante”, resultado de uma parceria entre a Editora Unimontes e o Departamento de Comunicação e Letras da Universidade.

O lançamento acontecerá às 17 horas, no Espaço do Livro e da Leitura, no campus-sede. Haverá debate sobre o livro “A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomani” do escritor Davi Kopenawa com participação dos professores Heirbele Hirsgerg Horácio (mestre e doutor em Ciências da Religião e pós-doutor em Ciências Sociais), do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Educaçao da Unimontes; e Luiz Henrique Carvalho Penido (doutor em Literatura Comparada), do Programa de Mestrado em Letras da Universidade.

A diretora da Editora Unimontes, Maria Clara Maciel ressalta a importância do projeto.  “A Confraria Literante tem por finalidade a promoção da leitura livre, dissociada de propósitos estritamente profissionais, aberta a acadêmicos e comunidade externa, resgatando seu caráter especial de se comunicar com todos em infinitos encontros possíveis”.

“A estrutura multicampi da universidade, distribuída em uma larga extensão do norte-mineiro, além de enriquecer esses encontros por atravessar espaços culturais e imaginários locais diversos e pujantes, será beneficiada pelo projeto. O objetivo é promover uma maior interação entre a comunidade acadêmica”, destaca a diretora.

Ela ressalta que os encontros ocorrerão uma vez por mês, com duração de até duas horas. A meta é contar com as presenças de convidados com as mais variadas formações para discutir e promover diálogo e discussões diversas e enriquecedores sobre as obras escolhidas em um processo cuidadoso de curadoria.

A cada semestre será feita uma curadoria de obras literárias para discussão, levando em conta a diversidade necessária para debates que vinculem imaginário local e questões mais amplas. Além de criar um espaço de discussão e reflexão sobre obras literárias na Unimontes, a iniciativa visa promover o acesso à literatura e à cultura para os membros da comunidade universitária, principalmente nos campi avançados, e a população local. Objetiva também estimular a formação de leitores; fomentar a cultura do diálogo e do debate e estimular a integração entre os campi.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro