A gestão de qualidade no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria(HUCF) conta com mais um recurso para a redução de riscos, bem como de incidentes e eventos adversos. Trata-se do cumprimento do Protocolo de Cirurgia Segura, desenvolvido neste mês com a capacitação de profissionais das áreas médica e de Enfermagem. O evento organizado pelo Escritório da Qualidade e Comissão de Educação Permanente da Enfermagem contou com a participação de 201 pessoas. Os trabalhos foram ministrados pela enfermeira Lorena Roseli Rios Durães.

O Ministério da Saúde preconiza seis protocolos. No HUCF, a meta é implantá-los integralmente até o final deste ano. O cronograma prevê mais três capacitações: “melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”; “avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e úlcera por pressão estabelecendo ações preventivas” e “melhorar a comunicação entre profissionais de saúde”.

Com este trabalho, o Hospital da Unimontes propõe aumentar a segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, com o uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura – desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

GARANTIAS

“A implantação desses protocolos visa garantir maior segurança do nosso usuário e também aos procedimentos cirúrgicos. Ações desta natureza ajudam a nortear o nosso trabalho por meio da Lista de Verificação de Cirurgia, composta por três fases: Identificação (antes da indução anestésica), Confirmação (antes da incisão cirúrgica) e Registro (antes de o paciente sair da sala de operações)”, acrescentou a enfermeira Lorena Rios Durães.

A capacitação foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho. O protocolo de Cirurgia Segura é aplicado em todas as unidades de saúde que realizam procedimentos terapêuticos e diagnósticos, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópicos – feitos por qualquer profissional de saúde.

No Hospital Universitário o Protocolo será implantado nas enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva, Pronto-Socorro e no Ambulatório do Centro de Especialidades Tancredo Neves (Caetan).