Oficinas de Ensino-Aprendizagem oferecidas gratuitamente para alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Montes Claros. O Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, que completa dez anos de implantação em 2016 colaborando com a inclusão social e com a preparação de alunos para o mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, o NAP é uma ação inclusiva para os acadêmicos dos diversos cursos da Unimontes, que atuam como monitores nas atividades, como oficinas e sessões orientadas de estudos – uma forma de efetivar os objetivos, a missão e a competência da Unimontes.

O projeto funciona no prédio 3 do campus-sede, de segunda a sexta-feira, de 13h50 às 17h10, com atendimento a aproximadamente 200 alunos em todos os conteúdos da educação básica. As oficinas oferecem reforço em Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Inglês, Espanhol, Física, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Ciências e Geometria.

HISTÓRICO

As atividades do NAP foram iniciadas em abril de 2006 com a participação dos Departamentos de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Comunicação e Letras e de História. Posteriormente, outros departamentos se aderiram ao projeto, que conta, atualmente, com 10 professores orientadores e 65 acadêmicos voluntários.

“O projeto visa contribuir para a transformação da realidade social e cultural das escolas participantes, especialmente por meio das oficinas. Em linhas gerais, ajuda os alunos de escolas públicas a acelerar o aprendizado e, ao mesmo tempo, corrigir deficiências e oportunizar mais conhecimentos”, analisa o coordenador do NAP, professor Nilson Luiz Castelucio Brito.

ProfJoaoBarbosa destaqueE completa: “nossa maior contribuição é preparar os alunos para o mercado de trabalho e para novos desafios. Com as oficinas de Ensino-Aprendizagem, percebe-se que os estudantes melhoram o desempenho. Este é um dos papeis da Universidade: colaborar com os processos educativos da região, orientando sobre o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, além de melhorar os índices educacionais, como o IDEB, por exemplo”.

No primeiro semestre, uma das ações associadas à primeira década de atividades do NAP foi a homenagem ao professor João Barbosa de Souza, primeiro coordenador e o idealizador do projeto do Núcleo. Alunos que passaram pelo projeto e que hoje são profissionais graduados estiveram presentes, assim como acadêmicos e estudantes que atualmente não atendidos nas oficinas. O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza esteve presente à solenidade, realizada em abril.

Mais informações na sede do NAP (sala 8 do prédio 3 – 2º andar) ou pelos telefones (38) 3229-8175/8324 e, ainda, pelo e-mail napunimontes@yahoo.com.br.

NAP – Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas