O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, do Departamento de Odontologia e dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizou no último 17 uma conferência virtual, em nível internacional sobre doenças genéticas frequentes em crianças e adolescentes. O evento foi organizado na República Dominicana (América Central).
Além de professores, pesquisadores e especialistas do país organizador, a conferência reuniu ouvintes da Guatemala, Peru, Brasil, México, Chile, Venezuela e Bolívia. Durante a conferência, o professor Hercílio Martelli Júnior abordou diversas condições genéticas e síndromes de interesse no período da infância.
A palestra teve duas horas de duração aproximadamente, com mais de 30 minutos de perguntas por parte do público presente. “Oportunidades como esta são importantes para divulgarmos os estudos realizados no Brasil, tanto no âmbito da graduação, como da pós-graduação e podermos partilhar com profissionais de outras nações, além do nosso próprio país, sobretudo em momentos tão delicados como o que vivemos em face da pandemia da COVID-19”, afirma o especialista da Unimontes.
O professor Hercílio Martelli Júnior desenvolve pesquisas sobre doenças genéticas há mais de duas décadas, com colaborações em diversos centros de referência no assunto. Ele já colaborou com a publicação de mais de 280 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Participou da descoberta de duas novas síndromes com envolvimento orofacial. Além disso, contribuiu na expansão dos estudos de diagnósticos de pelo menos quatro doenças genéticas.