Diálogo contribui para uniformizar demandas e cumprir cronograma de avanços institucionais, além da busca por mais investimentos

Teve início nessa segunda-feira (26/4), e prossegue até a próxima sexta-feira (30/4), a série de encontros gerenciais da gestão superior da Unimontes com as equipes de pró-reitores e adjuntos das áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e de Planejamento, Gestão e Finanças. As reuniões contemplam, também, a participação de diretores, gerentes, coordenadores de campi e de cursos, além das diretorias do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e os responsáveis pelos setores de Comunicação, de Gestão Estratégica e Inovação, Auditoria e Procuradoria.

Realizado periodicamente, o encontro gerencial tem como objetivo de analisar os primeiros quatro meses em 2021, segundo explica o reitor, professor Antonio Alvimar Souza. Além disso, visa ampliar a discussão das metas e das estratégias pactuadas desde o início da atual gestão. O modelo de encontro adotado é aplicado, também, com os diretores de Centro, coordenadores de curso e das unidades administrativas de apoio, dentre outros segmentos da Universidade.

Reuniões são realizadas via Google Meet por conta do isolamento social

RODÍZIO E INVESTIMENTOS

Desta vez, por conta da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e das medidas de distanciamento social, os encontros acontecem no formato online, pela plataforma Google Meet. Entre os temas abordados, destaque para a avaliação da proposta de rodízio dos cursos entre os diversos campi da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas, Região Central e Vale do Jequitinhonha, além da possibilidade da aplicação dos recursos constitucionais da educação da ordem de R$ 35.843.251.57 em diversas demandas da Universidade.

Entre os temas debatidos, o acompanhamento permanente dos projetos de ensino, pesquisa e de extensão; captação de recursos em agências e institutos privados de incentivo à pesquisa e ao conhecimento; o balanço de inscrições de mais de 20 mil inscritos no SiSU, bem como atenção para o edital de vagas remanescentes.

“Temos ampliado cada vez mais o diálogo e reforçado a autonomia dos segmentos da nossa Universidade. Para isso, é importante pensarmos sempre nas pessoas, que é o bem maior da Unimontes. Neste momento de pandemia, somos desafiados a nos adequar e mudar nossos métodos de ensino e de aprendizagem. Isso nos faz repensar toda a forma de trabalho também. Penso que devemos zelar pelo bem das pessoas, dos servidores e professores, dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. É importante que a gente vá além da nossa moral minimalista neste momento”, convoca o reitor.

SERVIDORES – Tarefa constante desta gestão, o reitor destacou ainda que é preciso lutar pelos servidores. “Precisamos valorizar também a qualidade do trabalho, a posição que exercemos dentro do organograma da instituição para que tenhamos pautas homogêneas. A área de saúde, por exemplo, demanda uma atenção sempre especial da Universidade. Uma das nossas metas é oficializar o Centro de Atendimento ao Servidor da Unimontes (Casu) como projeto de Extensão. Precisamos sensibilizar todos nesse sentido”, acrescenta o reitor.

A pauta deste primeiro encontro tratou, ainda, das questões relacionadas à Pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu, a ampliação Projeto PAPPO de orientação psicológica aos alunos da Unimontes, fortalecimento das ações da Pró-Reitoria de Extensão, bem como projetos para sensibilização dos parceiros e acadêmicos. A Universidade trabalha, também, para regularizar, desburocratizar e organizar os formatos de projetos de pesquisa e ampliar a divulgação do Plano de Integridade.

Nesta terça-feira (27), a pauta segue com a conversa com pró-reitores, diretores de Centro de Ensino, chefes de departamentos e coordenadores de curso.

Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro