A solidariedade foi a forma encontrada pelos alunos veteranos do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para recepcionar os calouros no primeiro semestre letivo de 2017. Foram duas intervenções nesta semana, com destaque para uma campanha de doação de sangue junto à unidade regional do Hemominas. Outra iniciativa foi a interação entre turmas da graduação durante as comemorações oficiais pelos 55 anos da Unimontes, com os eventos extensionistas no campus-sede. 

Os trabalhos envolveram 45 acadêmicos, entre veteranos do 3º período (19) e calouros (26), sob orientação da professora Geusiani Pereira Silva e Nascimento, coordenadora do curso, em parceria com o Departamento de Política e Ciências Sociais, Centro Acadêmico Rosa Luxemburgo, coordenação didática do curso de Serviço Social, direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social (Neppis).

“Estas duas ações motivadoras, desenvolvidas com a participação dos alunos, estão diretamente associadas às diretrizes da graduação, pois reforçam os princípios éticos fundamentais do Serviço Social, sobretudo em atenção às demandas da sociedade, promoção à vida e a defesa dos direitos humanos”, explica Geusiani.

Alunas reitorevicereitor

Turma de Serviço Social em visita ao espaço 5.5 em Ação, com o reitor João Canela e o vice-reitor da Unimontes Antonio Alvimar (foto: Christiano Jilvan)

VISITA

Academica SSocial

D

A visita ao Hemominas de Montes Claros aconteceu na segunda-feira (22/5). Os acadêmicos seguiram os critérios pré-estabelecidos: entrevistas, pesagem e procedimentos para a doação de sangue. “Há pontos determinantes para ser um doador, como o peso mínimo, uso de medicamentos, intervalo entre doações, entre outros”, acrescenta a professora da Unimontes.

No total, 22 estudantes efetivaram a doação de sangue. “São atos de cidadania que convergem conhecimento e solidariedade, além de uma contribuição determinante para salvar vidas”, complementam os alunos participantes da iniciativa.

Nessa quarta-feira (24), como forma de interação entre alunos e veteranos do próprio curso e de outras áreas, as turmas de Serviço Social visitaram o espaço “5.5 em Ação”, dentro das festividades na data de comemoração aos 55 anos de existência da Universidade. No local, os voluntários do projeto Unimontes Solidária realizaram o atendimento do público em geral com testes de glicemia, aferição da pressão arterial e serviço de orientação jurídica.

“Este envolvimento com os alunos dos demais cursos, professores e dirigentes é de fundamental importância, como integração e interação ao ambiente acadêmico, especialmente com o reconhecimento da realidade da Unimontes, única instituição de ensino superior que oferece vagas públicas e gratuitas para o curso de serviço social em todo o Norte de Minas”, finaliza a coordenadora.

O curso oferece 35 vagas anuais. Atualmente, possui quatro turmas, com 110 alunos regularmente matriculados.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia