Matrículas dos aprovados em primeira chamada começam nesta quinta-feira e vão até 8 de fevereiro
O clima de alegria e emoção foi vivenciado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros na manhã desta quarta-feira (31/01). Foi divulgado o resultado do vestibular próprio da Unimontes 01/2024. Os painéis com as listas dos aprovados foram fixados na entrada do prédio da Comissão Técnica de Processos Seletivos (Coteps), responsável pela organização do concurso.
O resultado também foi disponibilizado no site da comissão: www.coteps.unimontes.br. Uma das novidades do processo seletivo foi o curso de graduação em Psicologia, que passa a ser ofertado pela Unimontes a partir do primeiro semestre de 2024.
Para o vestibular próprio da Unimontes 01/2024, foram recebidas de 39.168 inscrições. Foram aprovados 2.559 candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas em 68 cursos de graduação da instituição, contemplando a reserva de vagas e a ampla concorrência, divididos em dois grupos, para o ano de 2024. Serão preenchidas 1224 vagas no primeiro semestre e outras 1.335 vagas no segundo semestre.
Os candidatos aprovados em primeira chamada deverão ficar atentos em relação ao prazo para as matrículas, que deverão ser realizadas a partir desta quinta-feira (01/02) e vão até o dia 8 de fevereiro. As matrículas serão feitas pela internet, pelo site: www.coteps.unimontes.br.
No dia 14 de fevereiro, será divulgada a lista dos aprovados em segunda chamada. Eles deverão fazer as matrículas nos dias 15 e 16 de fevereiro, também pelo sistema online.
“Hoje é um dia muita satisfação para a Universidade pelo fato vermos a alegria dos aprovados em nosso vestibular próprio. Este é um dia histórico para a nossa instituição”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que acompanhou a divulgação do resultado do processo seletivo, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e com a presidente da Coteps, professora Jussara de Carvalho Guimarães.
O vestibular próprio da Unimontes voltou a ser promovido depois de permanecer suspendo por oito anos, período que a instituição adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para o preenchimento das vagas dos seus cursos de graduação e o Processo Seletivo Seriado para o acesso ao Ensino Superior – PAES com a última edição no ano de 2021.
“Mais de 95% dos candidatos aprovados em nosso vestibular são de Minas Gerais e a maioria absoluta deles são da área de abrangência da Unimontes. Isso mostra a importância da Unimontes para as regiões onde atua”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Na oportunidade, ele anunciou também que a gestão superior da Universidade trabalha para o retorno do seu vestibular seriado, o Processo Seletivo de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).
EMOÇÃO COM A APROVAÇÃO
Uma das candidatas vitoriosas ficaram mais emocionadas na divulgação do resultado do vestibular próprio da Universidade Estadual de Montes Claros foi Debora Pereira Mendes. Ela foi conseguiu a aprovação para o curso de Direito Noturno, por meio do sistema de reserva de vagas para egressos de escola pública, negro, de baixa renda.
“Minha expectativa em relação ao vestibular da Unimontes foi tão grande que tive que vir pessoalmente conferir o resultado. Estou muito feliz e agradeço a todos os familiares e amigos que torceram por mim”, afirmou Débora, que já acadêmica do curso de graduação em história na instituição estadual.
PRIMEIROS LUGARES EMPATADOS
Um dos aspectos observados no resultado do vestibular próprio da Unimontes 01/2024 é que os dois candidatos ficaram empatados na primeira colocação geral e outros dois estudantes ficaram empatados em segundo lugar nos totais de pontos alcançados nas provas de múltipla escolha e de redação. Os quatro são do curso de Medicina (concorrência ampla) do grupo 2 do processo seletivo, com início das atividades letivas previsto para o segundo semestre de 2024.
Em primeiro lugar geral no vestibular 01/2024 da Universidade Estadual de Montes Claros ficaram empatados os candidatos Julia Alves Ferreira Nunes e Lucas da Silva Castro, com 175,112 pontos (em 184 pontos possíveis). Em segundo lugar geral se classificaram as estudantes Maria Eduarda Cabral Desmots e Roberta Correa Figueiredo, com 174,112 pontos.