Os direitos das minorias, a diversidade sexual e a identidade de gênero são os temas em discussão no evento “Amostra In (Serto)”, iniciado na manhã desta quinta-feira (25/5), em Montes Claros, e que prossegue até esta sexta-feira, com palestras, sessões de comunicações minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos. As atividades acontecem no Museu Regional do Norte de Minas e no prédio 2 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

A iniciativa é de um grupo de professores e acadêmicos dos Departamentos de Comunicação e Letras e de Educação da Unimontes. O referido grupo atua na elaboração de um projeto de extensão, que visa a criação de um núcleo na universidade voltado para os estudos sobre a diversidade sexual, identidade de gênero e direitos das minorias.

Confira

Um dos responsáveis pela organização da “Amostra (In) Serto”, o professor e psicólogo Rafael Baioni do Nascimento (Departamento de Educação) explica que um dos objetivos do evento é incentivar as discussões sobre a diversidade sexual e a identidade de gênero. Outra proposta é promover um ambiente de debate e lazer para as minorias – comunidade LGBTTIQ.

EIXOS TEMÁTICOS

Entre os eixos temáticos para a apresentação de trabalhos estão: “Diversidade Sexual no Sertão” e “Comunicação e Arte”, com abordagens e análises das publicações e manifestações artísticas relacionadas à identidade de gênero e sexualidade. A apresentação de trabalhos acontece no prédio 2 do campus-sede, onde funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH), nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, com prosseguimento nesta sexta-feira, no mesmo horário.

“Na contemporaneidade, a identidade de gênero e a sexualidade se tornaram mais fluidos, com maneiras menos limitadas”, afirma Rafael Baioni. Na manhã desta quinta-feira, ele ministrou a palestra “A Linguagem e a Diversidade de Definições para as Sexualidades e Identidades LGBTTIQ”. O tema também foi abordado pela professora Daliana Cristina de Lima Antonio. Está prevista para esta quinta-feira à noite a palestra “Surgimento da Identidade LGBTTIQ no Brasil”, com a participação dos professores/historiadores Ana Paula Jardim Martins, Fabiana Oliveira Leite, Gustavo Henrique Ramos Silva e Gerferson Damasceno Costa.

Na manhã desta sexta-feira, a programação de palestras terá continuidade no Museu Regional, com os temas “Construção cultural LGBTTIQ no Brasil” e “Políticas LGBTTIQ no Brasil”.

Evento: Amostra In (Serto)
Quando: 25 e 26 de maio
Onde: Museu Regional do Norte de Minas e campus-sede da Unimontes (prédio 2)