Tribunal apoia com recursos financeiros a realização de diagnósticos e já projeta eventuais parceiras em outras áreas

TJMG é um dos parceiros estratégicos no financiamento de equipamentos e insumos para os testes e diagnósticos da Covid-19 (Fotos: Christiano Jilvan Ascom Unimontes)

Em umas das parcerias estabelecidas com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Unimontes está viabilizando parte da estruturação adequada do Laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria, para a realização em breve dos testes da Covid-19 (SARS-CoV-2) no Norte de Minas. E para conhecer o espaço e as estratégias de investigação científica para seu pleno funcionamento, o juiz diretor do Foro de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, realizou uma visita de cortesia ao Laboratório, nessa sexta-feira (22/5).

Os recursos liberados são da ordem de R$ 162 mil, oriundos de prestações pecuniárias de multas aplicadas pela Justiça por crimes de menor potencial na comarca de Montes Claros. A decisão segue resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Procuramos contribuir com projetos bem estruturados que possam resultar em serviços considerados essenciais para a sociedade”, disse o magistrado.

A visita foi acompanhada pelo reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, pelo coordenador do laboratório de Pesquisa em Saúde, professor André Luiz Sena Guimarães, pela superintendente Príscilla Izabella de Menezes e diretores do HUCF e o professor Afrânio Farias de Melo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – que foi o responsável pela formalização do pedido de repasse de recursos junto ao TJMG.

NOVAS PARCERIAS

O juiz Evandro Cangussu Melo destacou que há o interesse para outra eventual parceria com o laboratório da Unimontes – com a possibilidade de novos repasses à instituição após estudos de viabilidade. Segundo ele, há um grande volume de demandas periciais e criminais que chegam à Justiça Regional para a testagem de DNA. “Vemos com bons olhos este tipo de parceria, inclusive diante da eventualidade de descentralizar os serviços desta natureza na Polícia Civil”, completou o juiz, que também é o titular da 5ª Vara Cível em Montes Claros.

Juiz Evandro Cangussu, reitor Antonio Alvimar e professores André Sena Guimarães e Afrânio de Melo Júnior

“Como agente público, a Unimontes assume também o papel do Estado em reverter o conhecimento para o bem da coletividade, especialmente em um momento em que se buscam soluções próximas à nossa realidade”, considerou o reitor. “Estamos próximos de finalizar todos os preparativos para que a Unimontes possa definitivamente contribuir com as demandas surgidas a partir do estado de pandemia”, acrescentou a superintendente do HUCF, Príscilla de Menezes.

Unimontes e TJMG já são parceiros na implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Montes Claros, que está em fase final de estruturação para pleno funcionamento. Outra possibilidade de acordo está na proposta de convênio com a Escola do Judiciário para a oferta do mestrado em Segurança Pública para servidores e magistrados do Tribunal e a realização das audiências virtuais durante o período de isolamento social.

O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Unimontes iniciará em breve os testes e diagnósticos para a Covid-19

SOBRE O LABORATÓRIO

A implantação do diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 no Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF/Unimontes está sendo gerenciada por docentes dos programas de pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde e em Biotecnologia. O laboratório foi credenciado pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Ezequiel Dias, para a realização dos testes. Além do repasse do TJMG, a estrutura para realização do diagnóstico para detecção do vírus em amostras clínicas foi viabilizada com doações da Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil, MSD Saúde Animal, Sicoob Credinosso e a Sétima Igreja Presbiteriana de Montes Claros.

A Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil também agregou capital intelectual ao projeto com a realização de um treinamento para equipe sobre o tema “Cinco Princípios Lean e Mapeamento do Fluxo de trabalho” ministrado por seu colaborador Tomás Afonso Sousa Prates (especialista em Desenvolvimento Organizacional). O valor total de doações é próximo a R$ 700 mil e garantirá a aquisição de equipamentos, instrumentos, insumos e equipamentos de Proteção Individual para realização do diagnóstico do SARS-CoV-2 em Montes Claros.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente