Criar um espaço de discussões sobre a atuação da universidade na desconstrução do racismo na sociedade. Este é o principal objetivo do Seminário Norte-Mineiro de Estudos Afro-Brasileiros, que será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no próximo dia 29, numa iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unimontes). Paralelamente, acontecerá o VIII Seminário do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET CRE).

O coordenador do NEAB/Unimontes, professor Márcio Antônio Silva, ressalta que o evento tem como meta criar um espaço para reflexão e debate em relação ao racismo na sociedade e aprofundar a discussão sobre o papel da Universidade no processo de desconstrução de um ideário racista. “Vivemos sobre o estigma de que não existe racismo no Brasil”, enfatiza. “Há ampla necessidade de discuti-lo e debatê-lo no âmbito da universidade, com abertura de diálogo para a comunidade em geral”, completou o professor.

Para dia 28/5, aconteceria a conferência “Ser Negro no Brasil: o Papel da Universidade”, com o renomado antropólogo Kabengele Munanga. Entretanto, por motivos de saúde, o antropólogo encaminhou correspondência à coordenação do NEAB para comunicar o impedimento de sua vinda ao Norte de Minas.

No entanto, fica mantida a programação do dia 29 de maio. Para esta data, o NEAB/Unimontes convida representantes dos núcleos similares dos Institutos Federais do Norte de Minas para participar de uma reunião, às 9h30, na sala 84 (Sala do NEAB/Unimontes) – 3º andar, prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH). A proposta é discutir formas de parceria e fortalecimento das ações em relação ao negro no Norte de Minas. Representantes de IFNMG do Norte do estado que ainda não possuem o NEAB, também estão convidados a participar da reunião, até mesmo como forma de fomentar a criação dos respectivos núcleos.

Às 14 horas, será promovida uma mesa-redonda coordenada pela professora doutora Ivete Batista, com o tema “Nós, @s invisíveis”. Serão debatidas questões ligadas à forma como a sociedade lida com grupos minoritários: indígenas, homens e mulheres negras, jovens das periferias urbanas, religiões e práticas culturais de matriz africana. Para as 15h30, estão previstas as atividades de comunicação dos grupos de trabalhos.

Às 19 horas, será ministrada a conferência “Os Estudos sobre Culturas e Religiões Afro-Indígenas no Brasil”, pelo professor Flávio Senra, da PUC-Minas. A atividade acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas, aberta ao público, gratuitamente.
As inscrições para o evento podem ser efetivadas no NEAB, pela manhã e à tarde, até o dia 29. Será oferecido um certificado de 15 horas pela participação nas atividades integrais.

Seminário Norte-Mineiro de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/Unimontes
Data: 29 de maio