Licenciaturas completas 60 anos de existência

Os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberam nesta manhã (22/05), homenagem concedida pela Câmara Municipal de Montes Claros, pelos 60 anos de existência. A iniciativa foi da vereadora e professora Iara Pimentel, com sessão presidida pelo Presidente vereador Junior Martins. Atualmente a universidade atua em 342 cidades em todo Estado com mais de 60 mil profissionais graduados em seus diversos cursos.

A sessão de homenagem contou com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; da pró-reitora Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor do Centro de Ciências Humanas – CCH, Jânio Marques Dias; da conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, professora Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira; da coordenadora das Comemorações dos 60 anos das Licenciaturas da Unimontes, professora Geisa Magela Veloso.

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner destacou a história da fundação da universidade, que inicialmente era a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), criada por quatro professoras: Isabel Rebello de Paula, Maria Isabel de Magalhães Figueiredo, Maria da Consolação de Magalhães Figueiredo, Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva. “Quero parabenizar a todos que fazem parte dessa história em especial as “meninas da Fafil”, como carinhosamente são chamadas as professoras que aqui recebem essa homenagem e também aos vereadores desta casa que com tanto apreço recebem a Unimontes. Muito obrigado e parabéns a todos!”

A vereadora e professora Iara Pimentel, ressaltou que a Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 24 de maio de 1962. “Lutamos por uma universidade laica, igualitária e justa para receber todos, especialmente os mais carentes. Além de formar profissionais, a instituição possui projetos de extensão para que pesquisas e projetos impactem a sociedade”, destacou a vereadora Iara que também é egressa do curso de geografia da instituição.

A mestranda Juliana Miranda, lembrou que a Unimontes contribuiu para o desenvolvimento de Montes Claros, transformando-a em polo universitário. Uma das mulheres que estiveram à frente da fundação da instituição, Mary Figueiredo, enfatizou que elas analisaram o que poderia ser de grande impacto e que fosse revolucionário com a chegada do século XXI. “Éramos professoras com muitos ideais. Então, pensamos o que poderia contribuir, efetivamente, com a sociedade e com a nova era e o que poderia ser de mais valioso do que a educação? Formar pessoas, com pensamentos críticos e evolutivos, que ajudem a contribuir com o desenvolvimento do qual estiverem inseridos”, ponderou Mary Figueiredo.

Também presentes na sessão de homenagens o cônsul Honorário de Portugal, Alexandre Pires Ramos; o diretor do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, Tony David; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, professora Franciely Aparecida dos Santos; o chefe do Departamento de Educação, professora Silvana Diamantino França; a chefe do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, professora Eliana de Freitas Soares; o Chefe de Departamento de Estágios e Práticas Escolares, professor Huagner Cardoso da Silva; coordenadores de cursos, vereadores, professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
1° Mostra de Ensino e Extensão da Cultura Africana