Endereço
Descrição
Distribuição de vagas:
35 Vagas semestrais
Tecnólogo - Montes Claros
Curso Presencial
Contato da Coordenação
Email: coord.gestaopublica@unimontes.br
Coordenação: Prof(a). Françoise de Fátima Barbosa
Telefone (38) 3229-8265
Ofertas de vagas – Ingressantes
Montes Claros - Vespertino - 1° Semestre
Montes Claros - Noturno - 2° Semestre
Processo de Ingresso:
Vestibular, Sistema de Seleção Unificado - SISU, ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), Edital de vagas remanescentes/Unimontes.
Tecnologia em Gestão Pública
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública visa formar, a partir de um processo de ensino/aprendizagem moderno, crítico, e cientificamente fundamentado, profissionais qualificados para atuar, com competência, em todos os níveis da administração pública (estatal e não estatal). Tem como principal objetivo “proporcionar a formação de profissionais para atuar na produção de bens e serviços públicos, capacitando-os ao exercício da profissão de Gestor(a) Publico(a), comprometidos com os valores de fortalecimento do serviço público, qualidade, equidade e respeito aos direitos do cidadão”.
O Curso de Tecnologia em Gestão Pública é fortemente vocacionado à formação de um profissional apto a atuar em instituições públicas nas esferas federal, estadual e municipal. As atividades profissionais a serem desempenhadas pelo egresso estão centradas no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.
Base legal dos cursos tecnológicos: LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) e Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021.
RESOLUÇÃO CEPEx/UNIMONTES No. 114, DE 21 DE setembro DE 2022.
Áreas de Atuação
As atividades dos gestores públicos estão centradas no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Podendo, ao longo de sua carreira conquistar e ocupar funções de direção, assessoria, coordenação e supervisão em organizações, instituições e órgãos públicos da administração direta, indireta, fundacional, autárquica e de economia mista, nos seus diversos níveis e instâncias. E também em instituições de interesse público-privado e demais organizações que tenham ligações/negócios com a administração pública, como empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; organizações privadas prestadoras de serviços públicos; organizações sem fins lucrativos; e institutos e centros de pesquisa.
O profissional e o Mercado de Trabalho
O curso de Gestão Pública fomenta entre seus acadêmicos a capacidade de comunicação e trabalho em equipe; o espírito de liderança; os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional; e a consolidação de uma visão ampla, sistêmica e multidisciplinar da gestão no setor público. Dessa forma, o profissional no mercado de trabalho será apto para: diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública; desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública; planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional; aplicar metodologias inovadoras de gestão no serviço público, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional.
A estrutura curricular
O Projeto Pedagógico de Curso – PPC passou por alterações no ano de 2022, com implementação para o primeiro semestre de 2023, as quais buscam atender a demanda por melhorias no processo de gestão do setor público e de instituições que atuam junto ao mesmo, como forma de ampliar a efetividade e eficácia da atuação pública junto à região, principalmente ampliando a eficiência da aplicação de recursos públicos. A busca da inovação e a responsabilidade social é propósito permanente do curso de Tecnologias em Gestão Pública. Daí, este renovado Projeto Pedagógico de Curso (PPC), voltado a atender ao mercado de trabalho com um perfil acadêmico renovado, se direciona não apenas ao estudante que busca inserção na Administração Pública, mas também a um segmento relevante da sociedade, o de profissionais já atuantes e ávidos de formação superior – quer seja para aperfeiçoar as habilidades e competências na sua atuação, quer seja para contribuir para seu plano de carreira e respectiva valorização profissional.