Descrição
Distribuição de vagas:
Licenciatura - Montes Claros
70 Vagas Anuais
Licenciatura - São Francisco
35 Vagas Anuais
Curso Presencial
Contato da Coordenação
Email: coord.didaticahis@unimontes.br
Telefone: (38) 3229 - 8325
Coordenação: Prof(a). Dr. César Henrique de Queiroz Porto
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Montes Claros - Noturno - 2° Semestre
Montes Claros - Matutino - 1° Semestre
São Francisco - Noturno - 2° Semestre
História
O objetivo maior do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Montes Claros é a formação de professores para a Educação Básica, que sejam pesquisadores com capacidade de reflexão crítica sobre temas relativos aos conhecimentos históricos. O egresso em História também estará apto a atuar na docência do Ensino Fundamental e Médio ou mesmo continuar sua formação por meio de Pós Graduação, o que lhe permite ministrar aulas no Ensino Superior. O egresso pode ainda atuar como pesquisador em instituições públicas e privadas e na assessoria de programas culturais, bem como em organismos de preservação do patrimônio histórico e cultural. Com relação aos conteúdos, competências, habilidades e atitudes, o licenciado em História deverá ser capaz de aplicá-las no cotidiano da sala de aula. Nesse sentido, sua formação deve habilitá-lo a:
- Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
- Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, para incorporar o manuseio dos mesmos no ensino fundamental e Médio; papel de diferentes linguagens, dos diversos agentes sociais e dos vários contextos históricos envolvidos em sua produção;
- Produzir textos analíticos e interpretativos acerca dos processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios dos discursos historiográficos;
- Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas;
- Estabelecer relações entre continuidade/permanência, ruptura/transformação nos processos históricos;
- Reconhecer o papel do indivíduo enquanto agente e/ou produto do processo histórico;
- Perceber os processos de construção da memória histórica, partindo da análise dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos;
- Situar as diversas manifestações culturais – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – dentro do contexto histórico em que foram produzidos;
- Problematizar os fatos recentes a partir da interpretação de suas relações com o passado no momento da docência;
- Conhecer as interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a garantir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
- Transitar pelas fronteiras entre História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do
conhecimento histórico; - Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em órgão de preservação de documentos
e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural; - Compreender o conceito de ética para sua aplicação na docência e nas demais relações sociais e profissionais.
O Profissional e o Mercado de Trabalho
O licenciado em História está habilitado para exercício do magistério de Ensino Fundamental e Médio, e para atuar como pesquisador e em entidades públicas e privadas, como assessor de programas culturais e na preservação do patrimônio histórico.
Projetos e Eventos de Extensão Relacionados ao Curso
- Revista Caminhos da História, periódico anual que visa divulgar a produção científica relevante do Curso de História da UNIMONTES, bem como artigos de docentes e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior;
- Núcleo de História e Cultura Regional (NUHICRE) – Laboratório audiovisual e de digitalização, com a finalidade de integrar ensino, pesquisa e extensão;
- Congresso de História, evento realizado de dois em dois anos, com o objetivo de reunir a comunidade acadêmica de História e conteúdos afins do norte de Minas para debates, apresentação de pesquisas, conferências e cursos; realizado pelo Departamento de História; para cada evento será indicado o nome do professor coordenador do Evento.
- Encontro de Estudantes, realizado de dois em dois anos, pelos alunos no intervalo do Congresso de História, como objetivo de promover discussões e debates entre os alunos do curso de História da UNIMONTES, coordenados pelos discentes auxiliados pelos professores responsáveis pelas Atividades Científicas e Culturais.
- Cursos de Extensão Universitária: Seminários, Mesas Redondas e Fóruns, promovidos pelos acadêmicos.
- Curso de Pós-Graduação em História para atender aos interesses e necessidades da região;
- Grupos de Estudos em História.
- Eventos previstos no Calendário Geral da Unimontes, como o Ciclo de Estudos e o Fórum da Graduação.
- Ciclo de Palestras (Campus São Francisco) para a comunidade, coordenado por docentes e discentes.
- Atendimento nos órgãos da Universidade: DDI (Museu, CEPEDOR, Editora), Biblioteca, CEAD (Cátedra Darcy Ribeiro).