Endereço

Prédio 6 - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Descrição

Distribuição de vagas:
Bacharelado - Montes Claros
28 Vagas Semestrais

Curso Presencial

Contato da Coordenação
Email: enfermagem@unimontes.br
Telefone: (38) 3229 8285
Coordenação: Prof(a). Ms. Raquel Gusmão Soares Martins

Montes Claros – Diurno - 1° Semestre
Montes Claros – Diurno - 2° Semestre

Enfermagem

O curso de Enfermagem da Unimontes, conceito 4 no MEC, destina-se ao estudante que busca uma profissão relacionada ao cuidado humano, enquanto ser biopsicossocial. A formação é voltada ao desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades profissionais que assistam ao indivíduo, família e coletividade, nas diversas etapas do ciclo de vida, incluindo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Durante a graduação, o discente percorrerá pelas diversas áreas do conhecimento da Enfermagem e a compreenderá enquanto profissão autônoma, mas também como integrante fundamental na composição das equipes multidisciplinares de saúde, nos vários cenários de cuidado e diferentes níveis de assistência: primária, secundária e terciária. Desse modo, atuará na atenção básica, ambulatorial e hospitalar da saúde pública e privada. O graduando também terá acesso às ações institucionais de pesquisa e extensão e poderá integrar-se a essas propostas.

Todo esse conhecimento será garantido através da interação do aluno com um corpo docente experiente, qualificado, com ampla estrutura física para atividades teórico/práticas, estágios curriculares e extras, monitorias, representação estudantil, dentre outros recursos que favorecem a interação teórico-prática desde o início do curso.

 Autorizado pelo MEC através do Decreto nº 41411, de 06/12/2000, o curso de Enfermagem já enviou egressos para as diversas regiões do Estado de Minas Gerais, do Brasil e até do exterior, incluídos como profissionais de destaque no cenário assistencial, gestor, docente e de pesquisa.

O profissional e o mercado de trabalho

O Enfermeiro é um profissional de nível universitário que coordena a equipe e os serviços de enfermagem, com formação generalista, técnico-científica, político-social, ética, legal e deontológica habilitado a intervir no processo saúde-doença de forma científica, técnica e crítica, para garantir a qualidade da assistência em todos os níveis de atenção à saúde. Exerce as atividades privativas do enfermeiro e regulamentadas para a profissão, supervisionando a equipe técnica e auxiliar e desempenhando atividades em cargos assistenciais, administrativos, do magistério e da pesquisa.

 Dedicação e estudo sistemático e permanente são requisitos indispensáveis para quem se dedica a esta profissão, pautada em buscar o conforto e a manutenção da saúde do indivíduo e coletividade a partir da percepção de suas necessidades, guiando-se pela ética e preceitos legais/morais da profissão.

 Algumas características e requisitos importantes para o profissional enfermeiro (a) estão elencadas a seguir:  

Sensibilidade/empatia, altruísmo, dinamismo, paciência, perseverança, raciocínio clínico, comunicação e fácil relacionamento, equilíbrio emocional, tempestividade, habilidade manual,meticulosidade e organização.

 A área de atuação profissional tem se expandido para além dos hospitais, ambulatórios, clínicas, unidades básicas de saúde, escolas e universidades. Outros cenários possíveis são indústrias, serviços de cuidado domiciliar, de saúde do trabalhador, ONGs, serviços de gestão assistencial, auditorias, instituições de pesquisa, além da possibilidade de atuação autônoma. O mercado de trabalho para enfermeiros (as) é ainda mais vasto para profissionais que optam por complementar a sua formação com a especialização contemplando seguimentos que vão desde a enfermagem forense, aeroespacial, estética, dermatológica, entre outros.

Lançamento do Curso