O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) inaugura, na próxima sexta-feira (10/2), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sistematizar, Cuidar e Evidenciar em Enfermagem (Nepesce), com a promoção de palestra magna, proferida pela professora Doutora Maria Aparecida Vieira. O tema é “A Relevância da Pesquisa no Ensino e na Enfermagem”, às 16h15, no auditório do prédio 6 (campus-sede).

O professor Diego Dias de Araújo é o coordenador e explica que o Núcleo tem por finalidade realizar estudos e pesquisas que empreguem o Processo de Enfermagem, método clínico e específico da área para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O trabalho do Nepesce auxiliará no atendimento à resolução 358, de outubro de 2009, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que institui a SAE em todas as instituições de saúde públicas e privadas no Brasil.

O Núcleo buscará o desenvolvimento de estudos na área, como forma de subsidiar cientificamente sua prática e evidenciar o cuidado em Enfermagem, com impactos diretos no planejamento de uma assistência de qualidade aos clientes.

A SAE, segundo explica o coordenador, caracteriza-se por ser uma metodologia científica, baseada no conhecimento, pensamento crítico e na tomada de decisões fundamentadas em evidências científicas. Favorece o aprimoramento da prática assistencial; confere maior segurança aos pacientes; melhora a qualidade da assistência prestada e, ainda, reforça a autonomia dos profissionais enfermeiros.

SOBRE O NÚCLEO

Palestrante MariaAparecidaO Nepesce foi certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em de novembro de 2016. A equipe atual é formada por Diego Dias de Araújo (coordenador), Aurelina Gomes e Martins, Carla Silvana de Oliveira e Silva, Fabíola Afonso Fagundes Pereira, Fernanda Marques da Costa, Frederico Marques Andrade, Henrique Andrade Barbosa, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito – como professores colaboradores da Unimontes.

A equipe conta, também, com a pesquisadora Tânia Couto Machado Chianca (professora colaboradora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – EE/UFMG), e os alunos de iniciação científica: Carolina Amaral Oliveira, Daniel Vinícius Alves Silva, Ingryd Nathany Mendes Sousa, Júlia Rocha do Carmo, Monique Évellin Alves Cruz, Ludmyla Andrade Costa e Patrícia Oliveira Silva.

Atualmente estão em execução três projetos. Um deles na linha de pesquisa “Cuidar em Saúde e em Enfermagem”, com o estudo “Ensaio Clínico Randomizado: Efeito de Intervenções de Enfermagem na Prevenção de Olho Seco em Pacientes Críticos”, com financiamento do CNPq, processo 441971/2014-8. Outra linha de pesquisa é “Atenção Integral a Adultos e Idosos”, com os projetos “Avaliação de Indicadores Sensíveis a Prática de Enfermagem em um Programa de Atenção Domiciliar à Saúde” e “Qualidade de Vida da População Idosa do Norte de Minas”.

O Núcleo funciona na sala 104, prédio 6, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Informações nepesce@gmail.com.

SERVIÇO
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem
NEPESCE – Curso de Enfermagem
Palestra magna: professora doutora Maria Aparecida Vieira