– Sistema teve 3,5% a mais de participantes em relação ao ano anterior; domínio é de concorrentes do sexo feminino –

Universidade Estadual de Montes Claros registrou 34.756 pessoas inscritas para ingresso em seus cursos de graduação da, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU – 1º semestre de 2017). Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e representam uma alta de 3,5% em relação ao total de inscritos no SiSU 1/2016. O resultado final da 1ª chamada foi divulgado na última semana e os 1.143 classificados em 48 cursos têm até esta terça-feira (7/2) para efetuar a pré-matrícula, que pode ser feita on-line pelo portal www.sisu.unimontes.br.

Destes 34,7 mil inscritos na Unimontes, 22.071 têm idade entre 18 e 24 anos, o que corresponde a 65,75% do total de inscrições. Foram 1.254 inscritos acima dos 40 anos. A maioria é de concorrentes do sexo feminino (63,86%). Por meio do SiSU, a Unimontes oferece 45% das vagas na modalidade de “Ações Afirmativas”, que corresponde ao sistema de reserva para as categorias afrodescendentes, egressos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.

Em 2017, o total de inscritos nas Ações Afirmativas aumentou. No primeiro ano de adesão da Unimontes ao SiSU, foram 18,8 mil candidatos pelo sistema de reserva de vagas. Já neste primeiro semestre, o total chega a 21,2 mil, um crescimento de 12,6%.

Os classificados nas Ações Afirmativas, além de seguir o prazo para a pré-matrícula, precisam seguir as normas estabelecidas no Edital e efetuar a entrega de documentação socioeconômica. O prazo se estenderá também até esta terça-feira – 7 de fevereiro, somente na Secretaria Geral do campus-sede da Unimontes, em Montes Claros. O comprovante da pré-matrícula on-line deverá ser colado no envelope do socioeconômico.

MAIS CONCORRIDOS

Na modalidade de Ampla Concorrência (Sistema Universal), o curso de Medicina é o mais concorrido no SiSU, com 106 candidatos/vaga, seguido por Direito Noturno (98), Enfermagem (88), Odontologia (86) e Direito Matutino (70). Na modalidade das “Ações Afirmativas” (sistema de reserva de vagas), os mais concorridos foram Enfermagem (90), Direito Noturno (81), Odontologia (71), Educação Física Licenciatura (63) e Administração (61).

RESUMO
Resultado final – consulta
www.sisu.mec.gov.br/selecionados

Pré-matrícula on-line
www.sisu.unimontes.br

Entrega da documentação socioeconômica
Local: Secretaria Geral
Avenida Ruy Braga, s/nº
Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro
Montes Claros – Minas Gerais
Informações: (38) 3229-8040

Prazo para manifestar interesse na lista de espera*
Até 10 de fevereiro

(*Aberta aos candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato).