Produções acadêmicas seguem o formato “teaser” e se destacam pela criatividade em vídeos de curta duração

A superação como um incentivo à criatividade na interação com o público e na valorização do audiovisual. Estes são alguns dos conceitos para o “II Festival CineÂnima”, produzido a partir da disciplina Arte e Tecnologia II, do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros. O tema neste ano é “Emovere”.

As produções videográficas são dos acadêmicos do 7º período, sob coordenação do professor Lucas Carvalho, e se apresentam no formato de “teaser” – “vídeos curtíssimos que transitam da animação tradicional ao live action”, como explica o organizador.

O material pode ser acessado pelo link http://bit.do/Cineanima. Os seis vídeos e seus respectivos autores são: “O Ataque” (Gabriel Soares), “O Desconhecido” (Igor Veloso Souza), “Inerte” (Amanda Vitória e Bruna Saemy), “A Poção” (Vivian Valentim), “Núbia, Magia de Pano” (Halyria Ventura) “A morte do coração não amante” (Fernanda Novais).

“Inerte” (Amanda Vitória e Bruna Saemy)

Sobre o tema do festival (Emovere), o professor Lucas explica que a inspiração vem do verbo latino de mesmo nome, “que significa agitar, remover, mudar de lugar”.

VERBO

“Emovere é o verbo do qual se originou a palavra emoção. Junção do prefixo “ex” (fora) com “motio” (movimento), da conotação de origem, relativa a colocar algo para fora. E, com o passar dos anos, tomou a acepção psicológica atual, mas sem perder seu vínculo originário: permanece o que nos move algo que nos afeta a ponto de desencadear uma (re)ação em resposta”, detalha o professor Lucas Carvalho.

Além da pesquisa e da prática do universo cinematográfico como a produção de roteiros, planejamentos, montagens e edições, o festival valoriza, ainda, a capacidade da produção com poucos recursos financeiros. “A indústria cinematográfica, de certo, tem se empenhado cada vez mais em aumentar seu controle sobre a recepção do público, mas as surpresas permanecem”, conclui Lucas Carvalho, ao reforçar o convite para que o público prestigie e incentive as produções acadêmicas, que marcam o encerramento do semestre letivo.

“O Desconhecido” (Igor Veloso Souza)
“A morte do coração não amante” (Fernanda Novais)
“O Ataque” (Gabriel Soares)
“Núbia, Magia de Pano” (Halyria Ventura)