Equipamento entregue à Universidade melhora o quadro clínico de dor em pacientes com sensibilidade dentária e encurta em mais de 50% o tempo de recuperação em inflamações e recuperação de tecidos

Professor Danilo Cangussu, coordenador do projeto, e o presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota (Fotos: Divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) acabam de formalizar mais uma parceria, com a entrega de um aparelho de laser de baixa intensidade para as atividades do curso de Odontologia que associam ensino, pesquisa, extensão e serviços para a comunidade.

O equipamento orçado em R$4 mil foi entregue na última semana, durante visita do presidente estadual do CRO-MG, Raphael Castro Mota, ao projeto de extensão “Prevenção e Tratamento de Lesões Cervicais Não Cariocas e Hipersensibilidade Dentinária”, coordenado pelo professor Danilo Cangussu Mendes. O delegado regional do CRO-MG, Raimundo Nonato de Freitas Júnior, também acompanhou a entrega.

BENEFÍCIOS DIRETOS

O tratamento a laser oferecido com a parceria do Conselho e Unimontes passa a ser um diferencial na demanda atendida pelas clínicas odontológicas do campus-sede. “Os tratamentos atuais são efetivos, mas quando associados ao laser, há uma melhora ou resolução mais rápida dos processos inflamatórios, na reparação tecidual e no controle da dor”, explica o professor Danilo Mendes.

Como exemplo, para as lesões em tecidos moles, como herpes ou afta, o tempo de tratamento com a utilização do laser é reduzido entre dois a três dias. Sem o uso do laser, o tempo médio de recuperação seria de uma semana. Em 2020, o projeto foi premiado com o 1º lugar na categoria “Eixo integração ensino-serviço”, durante o 1º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Odontológicos, evento da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG.

Dentre as áreas que podem ser atendidas pelo novo equipamento estão Dentística, Cirurgia, Endodontia, Estomatologia e Disfunção Têmporo-Mandibular. “Ou seja, a laserterapia é um excelente meio complementar de tratamento, que promove mais conforto, rapidez e efetividade em diversas terapêuticas”, acrescenta o coordenador do projeto.

Haverá a capacitação para os professores que atuam nas diversas disciplinas associadas às clínicas odontológicas

CAPACITAÇÃO – Para a utilização mais efetiva e segura do aparelho, haverá uma capacitação dos docentes que desenvolvem atividades nas clínicas odontológicas. Os acadêmicos a partir do 4º período do curso de Odontologia, que também participam do atendimento nas clínicas, terão acesso ao equipamento sob orientação dos respectivos professores.

“O CRO-MG acredita muito no investimento em pesquisas para o progresso científico. Esperamos que o laser contribua para a prática dos alunos da Unimontes no projeto e que, consequentemente, mais pessoas possam ser beneficiadas com atendimento de alta qualidade”, opinou o presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia