Reitor Antonio Alvimar Souza e 1º tenente PM Eduardo Alves de Aguiar (Foto: Christiano Jilvan | Ascom Unimontes)

Em mais uma parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, a Polícia Militar de Minas Gerais oficializou na manhã desta sexta-feira (22/5), a entrega de 14 ventiladores pulmonares (ventiladores) totalmente recuperados. Os equipamentos pertencem ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) e foram repassados à corporação para o conserto de defeitos mecânicos e substituição de peças obsoletas.

Sob orientação do Governo do Estado, a partir das Secretarias de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag), a PMMG montou uma linha de frente na Academia Militar, em Belo Horizonte, em parceria com o Senai e empresas privadas, para ajudar hospitais e fundações públicas na recuperação de ventiladores pulmonares. A Unimontes fará uma análise de demanda para a reincorporação dos equipamentos e, em caso de itens excedentes, estes serão repassados a outras unidades de saúde da região, conforme orientações do Governo do Estado, para descentralizar o atendimento dos casos de Covid-19.

“MISSÃO CIDADÔ

“Além da prevenção e da segurança, direitos constituídos de nossa comunidade, a Polícia Militar reforça a sua missão cidadã ao assumir ao lado de nossa Universidade, com muita dignidade, a linha de combate nesta pandemia”, comentou o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza. Ele esteve acompanhado pela superintendente do HUCF, Príscilla Izabella de Menezes, e os diretores da unidade.

Na primeira quinzena de abril, o HUCF/Unimontes repassou à Polícia Militar 26 respiradores pulmonares para a recuperação mecânica. Diante do atendimento intensivo à demanda de consertos para todo o Estado, os outros 12 ventiladores ainda estão em recuperação nas oficinas da Academia Militar e serão devolvidos nos próximos dias.

Equipe do HUCF/Unimontes e policiais militares durante a devolução dos respiradores (Fotos: Beatriz Davino Ascom | HUCF)

O tenente Eduardo Alves de Aguiar, do setor de Logística da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), sediada em Montes Claros, representou a corporação na solenidade de entrega e destacou este compromisso assumido junto ao Sistema “S” e as empresas com esta força-tarefa da Academia da PM de recuperação dos ventiladores. “Ampliamos nosso compromisso com a sociedade, a partir da orientação do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. Nesta primeira fase estão sendo distribuídos 75 respiradores recuperados, equipamentos essenciais para salvar vidas”, observou.

O major Edson Luís Gonçalves Pinheiro, assessor de comunicação organizacional da 11ª RPM, explicou que esta foi a primeira etapa da entrega dos equipamentos. Em outro momento, além da devolução dos outros 12 ventiladores ao HUCF, a PM repassará mais dois itens recuperados para fundações hospitalares de pequenos municípios do Norte de Minas, sendo uma delas em Varzelândia. O outro destino ainda será definido, conforme demanda da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Museu Regional do Norte de Minas (Unimontes) realiza Chamamento Público Das Exposições Temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras