Militares do Exército Brasileiro realizaram na tarde desta quinta-feira (10/09) a desinfecção das dependências internas e externas do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e do Centro de Atendimento e Especialidades Tancredo Neves (CAETAN).

As ações fazem parte do enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional por militares especializados do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN) do Rio de Janeiro-RJ, sob o comando do Tenente-Coronel Jorge Otávio Domingues Costa, em parceria com o Comando Leste, da 4ª Região Militar, mais alto escalão do Exército Brasileiro em Minas Gerais e apoio logístico do 55º Batalhão de Infantaria em Montes Claros.

Em Montes Claros, além do HUCF e do CAETAN, as ações de desinfecção ocorreram no Mercado Municipal Christo Raeff (Cristo Verdureiro) e no Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira. E em Janunária-MG, no Hospital Municipal.

Esses locais foram escolhidos devido à grande circulação de pessoas. O objetivo é neutralizar o perigo biológico do Coronavírus e reduzir os impactos da pandemia na população mineira. Até agora, foram percorridos mais de 6 mil quilômetros no estado, com aproximadamente 7 milhões de mineiros atendidos.

Para a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. Barros de Menezes ações desta natureza ajudam no combate a pandemia e reforçam os esforços no sentido de atender dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica de Montes Claros os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Agradecemos o empenho e esforço do 1º Btl DQBRN e 55º BI de Montes Claros em tornar ainda mais seguro o nosso hospital. Sabemos que a Covid-19 deve ser combatida por todos no sentido de assegurar um atendimento de qualidade aos nossos usuários do SUS. E saber que esses valorosos militares realizam um trabalho de grandeza para a população, reforça o papel da União, Estado e Município no bem comum que é a segurança e qualidade do serviço prestado às comunidades mais carentes do Norte de Minas”, engrandece a superintendente.

1º BTL DQBRN

Criado em 2012, o 1º Btl DQBRN tem ampla experiência em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. O batalhão atuou na Copa das Confederações de 2013, na Jornada Mundial da Juventude de 2013, na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, além dos incêndios envolvendo produtos químicos em São Francisco do Sul (SC) e no Porto de Santos; da descontaminação da aeronave que transportou um paciente com suspeita de ebola e dos materiais repatriados do Haiti; da inspeção de obuseiros M109 oriundos dos Estados Unidos; e da repatriação de brasileiros que estavam em quarentena em Anápolis (GO) após passagem por Wuhan, na China.

O 1º Btl DQBRN é composto por 275 militares especializados em Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), possui materiais de ponta e participa frequentemente de treinamentos da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18