Programa visa a recuperação de mananciais do Norte de Minas, comprometidos pela forte estiagem
(Foto: Luiz Ribeiro/EM)

Unimontes e Copasa podem firmar parceira em importante programa socioambiental de proteção e recuperação de mananciais no Norte de Minas. Uma reunião será realizada nos próximos dias para definir os pontos técnicos do termo de cooperação entre as duas instituições. O primeiro encontro foi realizado na última semana, no campus-sede, com a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor Carlos Alexandre de Bortolo e a servidora Cida Alves, da Pró-Reitoria de Ensino. A companhia de saneamento foi representada por Fred Henrique Souza Silva, do setor de Atuação Socioambiental.

A iniciativa faz parte do “Pró-Mananciais”, que propõe ampliar a cultura da sustentabilidade, ações de mobilização e de educação ambiental. Diante do cenário recente de estiagem no Norte de Minas, que evidenciou um quadro de escassez hídrica em inúmeras regiões do Estado, o representante da Copasa disse que a empresa busca medidas preventivas e urgentes que assegurem a preservação das fontes de abastecimento de água para o consumo da população. As ações definidas no programa objetivam a proteção e recuperação das águas desde a nascente até o ponto de captação.

Primeira reunião de trabalho contou com a vice-reitora Ilva Ruas, pró-reitor adjunto Carlos Bortolo, servidora Cida Alves e representante da Copasa, Fred Henrique

A Unimontes foi convidada para ser parceira em todas as etapas de implantação do programa, com a possibilidade de aplicação do conhecimento científico produzido nos cursos de graduação e de mestrado e doutorado nas ações junto à Copasa.

“Convidamos a universidade para compor o “Colmeia”, sigla para Coletivo Local de Meio Ambiente de Montes Claros, com participação dos cursos que envolvem as questões ambientais, sociais e de fauna para dividir as discussões e propor ações de cooperação com a Companhia”, destacou Fred Henrique.

A próxima etapa após a reunião técnica terá o envolvimento de pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Agrárias e da Geografia, Pró-Reitorias, coordenação de laboratórios e núcleos de estudo para definir uma agenda como trabalhos de campo, estágios e desenvolvimento do projeto.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro