O incentivo à formação continuada e a perspectiva para a maior flexibilização do ensino por meio das plataformas virtuais. Estes foram alguns pontos destacados pela coordenação do curso de extensão “Biologia Computacional Aplicada ao Ensino de Ciências”, oferecido pela Unimontes para acadêmicos e profissionais da educação básica.

O módulo inicial foi encerrado no último dia 12, com atividades durante um mês pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em EaD. O curso está vinculado ao programa de extensão “Biotemas: Integrando Universidade e Educação Básica”, no âmbito do projeto de “Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica” e há possibilidade de novas ofertas em breve.

Participaram alunos de licenciatura e bacharelado da Unimontes e de outras universidades e faculdades, além de professores com experiência na educação básica e docentes de ensino superior da própria instituição. Dentre os objetivos, incentivar a discussão de questões atuais de ensino sobre a utilização das ferramentas e recursos tecnológicos nas aulas de Ciências, tais como tablets e smartphones – e suas interlocuções através de aplicativos didáticos, blogs e outras redes sociais.

“A Educação a Distância já ocorria antes da situação de isolamento social causada pela Covid-19. Mas com este cenário atual, acreditamos na mudança das perspectivas onde o ensino propõe-se mais flexível às adequações de uma proposta híbrida e que seja mais receptiva junto ao público acadêmico. O curso aproximou as tecnologias da informação numa proposta de Educação Científica na modalidade EaD”, analisa o professor doutor Guilherme Araújo Lacerda, coordenador didático das atividades.

Paralelamente às formas de utilização dos recursos computacionais, destaca o pesquisador, foram debatidos alguns pontos das metodologias de ensino que criam e/ou utilizam os programas de Biologia Computacional.

MAIS – Sobre as novas ofertas, complementa o professor Guilherme Lacerda, existe a possibilidade de ajuste do curso. O formato inicial foi de 10 tópicos em módulo único. “Agora, há uma proposta de oferecer dois módulos distintos, com cinco tópicos cada um, o que flexibilizaria o cronograma para, com a devida tutoria, atender ao número maior de pessoas que mostraram interesse pelo curso, mas que por questão de tempo não puderam realizar as atividades nesse primeiro momento”, detalha o professor.

Participaram das atividades as professoras Maria Orminda Santos Oliveira, Vera Lúcia Alves e Franciellen Morais Costa, com a tutoria dos acadêmicos ministrantes dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura (campus Montes Claros e Unaí): Vitor Hugo Soares Santos, Yure Alves Veloso, Pedro Henrique Fonseca Veloso, Guilherme Moreira Campos, Leonardo Pereira Silva Costa e Hudson Clay de Oliveira Barbosa. O curso faz parte do projeto de Formação Continuada, dentro do programa Biotemas-Unimontes.

Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes