O Conselho Universitário (Consu) da Unimontes aprovou a concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao advogado, escritor e pesquisador Petrônio Braz. A proposição da homenagem foi encaminhada ao Consu pela professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes.
O título de Doutor Honoris Causa é a mais importante distinção concedida pelas universidades em todo o mundo. A concessão foi oficializada por meio de resolução do Conselho Universitário, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza. A data da entrega da distinção ainda será agendada.
Na proposta aprovada pelos integrantes do Consu, como justificativa para a concessão da honraria, é ressaltada a “a memorável trajetória” de Petrônio Braz “como jurista, professor, agrimensor, historiador e escritor, com vários livros publicados na área jurídica e no campo da literatura, com o destaca para os livros “A saga de Antônio Dó”, objeto de pesquisa em muitas universidades brasileiras e “Léxico dos Gerais””.
Também são enaltecidos o trabalho do homenageado como pesquisador e “sua contribuição inestimável na recolha, preservação e valorização de falares, saberes e personagens que construíram a história do povo humilde e anônimo dos Gerais mineiros; a sua atuação como fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia) e como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG-MC).
“Ter o nome aprovado para o recebimento do título é um enorme reconhecimento, que traz para mim a segurança da qualidade do meu trabalho e da minha contribuição para a comunidade e para a cultura”, emociona-se o homenageado, que é autor de 24 livros, dos quais 12 são da área jurídica.
Ele acrescenta: “Ser reconhecido em vida é a coisa mais importante para um escritor. Não sei se sou merecedor, mas o título de doutor Honoris Causa é a maior homenagem que recebo”, comemora Braz, manifestando os agradecimentos e gratidão ao Conselho Universitário e à comunidade acadêmica da Unimontes.
CURRÍCULO
Petrônio Braz nasceu em São Francisco (Norte de Minas) e concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Distrito Federal (UniCEUB). Como jurista, é citado doutrinariamente por desembargadores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, Espirito Santo, Rio de Janeiro e em teses de mestrado e doutorado. Granjeou prestígio nacional por sua extensa obra no campo do Direito Municipal, além do seu grande legado em literatura.
LIVROS PUBLICADOS
Romances e crônicas
Jandaia em tempo de Seca (romance)
O Universitário e o Momento Brasileiro
Brasiliano Braz – A dimensão de um Homem
Águas Morenas (poesias)
Serrano de Pilão Arcado (romance)
Nos Quarenta Anos de “Maira”
A Saga de Antônio Dó (romance)
Tempo de Seca (romance)
Caleidoscópio (Crônicas)
Léxico dos Gerais (Dicionário)
Nas Asas do Tempo (Crônicas)
Obras jurídicas
Direito Municipal na Constituição.
O Agregado na Legislação Brasileira.
Processo Administrativo Disciplinar.
Crimes Fiscais dos Prefeitos Municipais.
O Servidor Público na Reforma Administrativa.
Eleições Municipais.
Atos Administrativos.
Processo de Licitação e Contratos Administrativos.
Manual de Direito Administrativo.
O Vereador – Atribuições, Direitos e Deveres.
Manual do Assessor Jurídico do Município.
Manual Prático de Administração Pública.
Tratado de Direito Municipal (5 vol.)