O Conselho Universitário (Consu) da Unimontes aprovou a concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao advogado, escritor e pesquisador Petrônio Braz. A proposição da homenagem foi encaminhada ao Consu pela professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes.

O título de Doutor Honoris Causa é a mais importante distinção concedida pelas universidades em todo o mundo. A concessão foi oficializada por meio de resolução do Conselho Universitário, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza. A data da entrega da distinção ainda será agendada.

Na proposta aprovada pelos integrantes do Consu, como justificativa para a concessão da honraria, é ressaltada a “a memorável trajetória” de Petrônio Braz “como jurista, professor, agrimensor, historiador e escritor, com vários livros publicados na área jurídica e no campo da literatura, com o destaca para os livros “A saga de Antônio Dó”, objeto de pesquisa em muitas universidades brasileiras e “Léxico dos Gerais””.

Também são enaltecidos o trabalho do homenageado como pesquisador e “sua contribuição inestimável na recolha, preservação e valorização de falares, saberes e personagens que construíram a história do povo humilde e anônimo dos Gerais mineiros; a sua atuação como fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia) e como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG-MC).

“Ter o nome aprovado para o recebimento do título é um enorme reconhecimento, que traz para mim a segurança da qualidade do meu trabalho e da minha contribuição para a comunidade e para a cultura”, emociona-se o homenageado, que é autor de 24 livros, dos quais 12 são da área jurídica.

Ele acrescenta: “Ser reconhecido em vida é a coisa mais importante para um escritor. Não sei se sou merecedor, mas o título de doutor Honoris Causa é a maior homenagem que recebo”, comemora Braz, manifestando os agradecimentos e gratidão ao Conselho Universitário e à comunidade acadêmica da Unimontes.

CURRÍCULO

Petrônio Braz nasceu em São Francisco (Norte de Minas) e concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Distrito Federal (UniCEUB). Como jurista, é citado doutrinariamente por desembargadores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, Espirito Santo, Rio de Janeiro e em teses de mestrado e doutorado. Granjeou prestígio nacional por sua extensa obra no campo do Direito Municipal, além do seu grande legado em literatura.

LIVROS PUBLICADOS

Romances e crônicas

Jandaia em tempo de Seca (romance)

O Universitário e o Momento Brasileiro

Brasiliano Braz – A dimensão de um Homem

Águas Morenas (poesias)

Serrano de Pilão Arcado (romance)

Nos Quarenta Anos de “Maira”

A Saga de Antônio Dó (romance)

Tempo de Seca (romance)

Caleidoscópio (Crônicas) 

Léxico dos Gerais (Dicionário)

Nas Asas do Tempo (Crônicas)

Obras jurídicas

Direito Municipal na Constituição.

O Agregado na Legislação Brasileira.

Processo Administrativo Disciplinar.

Crimes Fiscais dos Prefeitos Municipais.

O Servidor Público na Reforma Administrativa.

Eleições Municipais.

Atos Administrativos.

Processo de Licitação e Contratos Administrativos.

Manual de Direito Administrativo.

O Vereador – Atribuições, Direitos e Deveres.

Manual do Assessor Jurídico do Município.

Manual Prático de Administração Pública.

Tratado de Direito Municipal (5 vol.)

Relacionadas

Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão