Análise de questionários será feita a partir desta terça-feira (6) pela própria comunidade acadêmica
Uma das principais estratégias da Universidade Estadual de Montes Claros para a melhoria da qualidade da educação superior e, também, para ampliar suas ações no ensino, pesquisa, gestão, prestação de serviços e extensão está na autoavaliação desenvolvida junto à comunidade acadêmica. A medida está integrada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), coordenada pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) junto a professores, acadêmicos, egressos e servidores técnico-administrativos.
“Esse trabalho é de suma importância para que a Unimontes alcance o seu funcionamento pleno, minimizando demandas e potencializando suas virtudes para continuar oferecendo uma educação superior pública eficiente e de qualidade”, disse o reitor João dos Reis Canela. Na manhã desta segunda-feira (05/03), em reunião sobre o tema com pró-reitores, diretores, gerentes e chefias imediatas, realizada no Salão dos Conselhos (prédio 5), ele conclamou a todos a participarem do processo de autoavaliação.
Além da autoavaliação, também integram o SINAES o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Censo de Educação Superior, Avaliação Externa e Cadastro.
COMO FUNCIONA
A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) utiliza-se de questionários dirigidos anualmente aos docentes, alunos, egressos e servidores para conhecer a realidade da Unimontes. Segundo a professora Francely Aparecida dos Santos, coordenadora da CPA, esses questionários foram aplicados no período de junho a novembro do ano passado, com a participação de 1.065 pessoas.
“A discussão dos questionários finaliza o processo de autoavaliação, pois evidencia as demandas apresentadas pela comunidade”, explica a professora Francely. Segundo ela, serão realizadas reuniões entre os dias 6 e 15 de março para a comunicação e discussão dos resultados dos questionários de autoavaliação referentes a 2011.
Os encontros para comunicação e discussão serão setoriais com chefes de departamentos e coordenadores de curso (dia 6/03), professores e alunos dos Centros de Ciências Humanas (7/03), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (8/03), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (9/03), servidores técnico-administrativos (13/03) e professores e alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (15/03).
Para Francely, as reuniões têm como meta reforçar a importância da participação de todos nesse processo. Os relatórios da Unimontes com todos os seus apontados deverão encaminhados ao sistema digital Ministério da Educação (MEC) – e-MEC – até o dia 31 de março.
Para a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida é importante desmistificar que a “autoavaliação seja uma medida punitiva”. Ao contrário, completa, “trata-se de uma ferramenta democrática de análise do que vem sendo feito pela Unimontes, pois analisa os resultados alcançados a cada ano e, ao mesmo tempo, propõe mudanças positivas às atividades acadêmicas”.