A comissão de saúde da Câmara Municipal de Montes Claros, composta pelos vereadores Marlon Xavier Oliva Bicalho (presidente), Maria Helena de Quadros Lopes (vice-presidente) e Idelfonso Pereira Araújo (relator), além dos suplentes: Edmilson Magalhães, Aldair Fagundes e Valdivino Antunes, realizou nesta quarta-feira (29), visita técnica ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Também acompanharam os trabalhos o presidente do Legislativo, Cláudio Prates, e os vereadores Daniel Dias, Maria das Graças Gonçalves, Elair Gomes, Wanderley “Lega” Oliveira, Delcinéia Santos, José Marcos Martins de Freitas e Sóter Magno, além de assessores.

Num primeiro momento, os visitantes acompanharam uma explanação sobre o HUCF, em apresentação do superintendente do Hospital, José Otávio Braga, que destacou as ações estruturantes na unidade: equipamentos, infraestrutura, recursos humanos e tecnologia. Todos os diretores da unidade estiveram presentes. Otávio Braga ressaltou, ainda, sobre a doação dos equipamentos feita pela Receita Federal, ano passado, que permite ao Hospital Universitário a oferta de um dos mais modernos parques tecnológicos da área de saúde no País.

Conforme Otávio Braga, 75% dos equipamentos já foram instalados e, ao mesmo tempo, acontece a capacitação do corpo clínico e as demais providências para o pleno funcionamento das máquinas. Os equipamentos que estavam em utilização foram doados para 19 unidades de saúde de municípios da região Norte de Minas – vários já instalados.

MAIS AVANÇOS

Outro ponto destacado pelo superintendente foi a realização do Concurso Público para médico universitário, que está na fase de nomeação, e os investimentos feitos com recursos do Estado em assistência, tecnologia, mobiliário e reformas. Depois a visita técnica foi pelas unidades do Hospital Universitário: clínicas, UTI adulto e neonatal, bloco cirúrgico, sala vermelha do Pronto-Socorro, além do setor administrativo e o Centro do Idoso Eny Faria de Oliveira (anexo ao HUCF).

Para o presidente da comissão, vereador Marlon Xavier, o trabalho faz parte de uma série de visitas realizadas pelos vereadores pelos hospitais de Montes Claros. “Queremos conhecer a realidade de cada um para, em seguida, elaborar um relatório que auxilie na assistência à saúde da cidade e região e, ainda, colaborar com discussões e sugestões sobre a gestão plena da saúde no município que atualmente está sob o controle do Estado”, ressaltou.

“A proposta é auxiliar na melhoria da assistência a saúde realizada pelo Hospital Universitário e os outros hospitais de Montes Claros”, acrescentou o presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Prates. Após as visitas, o relatório será apresentado em audiência pública na Câmara. O documento também será encaminhado para a Secretaria de Estado de Saúde e para o Ministério da Saúde.