O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, acompanhado de integrantes da gestão superior, recebeu em visita de cortesia, na última semana (23/3), representantes da Prefeitura de Almenara, município onde funciona a primeira unidade da instituição instalada no Vale do Jequitinhonha. Participaram do encontro o secretário de Administração, Joel Nunes Jardim, e o orientador educacional do município, Marco Túlio Santos Ledo.

Entre os assuntos discutidos, dois foram considerados pontuais: a revisão do convênio entre prefeitura e Universidade, por conta da mudança da gestão municipal, bem como a solicitação e estudo de viabilidade para implementação de novos cursos de graduação e de pós-graduação naquela região.

Para o reitor João Canela, o histórico do campus Almenara favorece o estudo de viabilidade de novos cursos, inclusive para a formação tecnológica, a partir da expertise do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). “Deve-se ter os pés no chão para tomada de decisões importantes no âmbito da Universidade, como a implementação de novos cursos. Contudo, entendemos que a proposta de rodízio de cursos entre os campi, que está em análise no Conselho Estadual de Educação (CEE), pode contemplar tais demandas e contribuir com a realidade socioeconômica da região”.

CENÁRIO

Atualmente, o Campus Almenara oferece os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas e Pedagogia na modalidade a distância e, também, os cursos regulares de Letras Português e Pedagogia.

Durante o encontro, o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para análise das novas demandas do campus, com visitas técnicas e estudos. Sugestão reforçada pela pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, e pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux, além do diretor de Gestão de Campi, Humberto Velloso Reis. Nova reunião com o município será agendada ainda neste semestre.