Publicação integra o Portal de Periódicos da Unimontes desde 2019 e já conta com quase 30 mil acessos

A implantação do formato digital a partir de 2019, como uma das publicações regulares do Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros, ampliou ainda mais o potencial de interação, assim como a mobilidade internacional da “Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade”.

Desde então, a publicação vinculada ao Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação de Geografia (PPGEO) da Unimontes lançou seis edições diferentes e alcançou 29.512 acessos de internautas de 41 países da América do Norte, América Central e Caribe, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.

O balanço foi divulgado neste mês, pelo Conselho Editorial da Revista. Disponíveis em três idiomas (inglês, espanhol e português), as publicações podem ser acessadas pelo site www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande. Escolhidas por concursos, as capas remetem aos símbolos regionais, como o espaço urbano, natureza (flora, fauna e relevo) e cultura (carrancas do Rio São Francisco).

“Antes do formato eletrônico, o periódico era publicado na versão impressa, o que deixava o acesso restrito, além de custos com os materiais gráficos. A reformulação passa pela ampliação temática, com foco na Geografia e na Interdisciplinaridade e, agora, realidade é totalmente diferente, com um alcance universal”, descreve o editor-chefe da Revista, professor doutor Gustavo Cepolini Ferreira.

MAIS NÚMEROS

Dossiê sobre Ensino da Geografia abre a série de publicações para o ano de 2022 (Reprodução)

Nestes três anos, as seis edições reuniram 42 artigos científicos, 14 relatos de projetos e experiências/entrevistas e oito resenhas de autores, com a participação de conselheiros editoriais de 35 instituições diferentes, entre universidades, institutos federais, ONG’s, secretarias estaduais de Educação e centros de ensino técnico. São 17 estados brasileiros com representação no Conselho, além de quatro países (Cabo Verde, Colômbia, Portugal e Uruguai).

O editor destaca a curva de ascensão no quantitativo de publicações. Na primeira edição eletrônica, em 2019, a Revista teve sete trabalhos. A edição mais recente, do segundo semestre de 2021, reúne mais do que o dobro de produções: quinze. A periodicidade da Revista é semestral e as submissões são permanentes.

Há, ainda, publicações especiais como os dossiês sobre o “Ensino da Geografia” e “Geografia Agrária”, com submissões abertas até 31 de dezembro e 4 de janeiro, respectivamente.

Relacionadas

Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”