Por intermédio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) e do Departamento de Comunicação e Letras, a Unimontes é parceira na realização da 4ª Mostra de Cinema de Montes Claros – “Cinema e Reinvenções”. A programação virtual será durante em três dias, 13, 14 e 15 de agosto, com participação gratuita e aberta ao público em geral.

Curta-metragem da professora Andrea Martins é baseado no conto “O Encontro”, de Luis Fernando Veríssimo (reprodução)

A realização é do projeto Cinema Comentado Cineclube, com financiamento via edital emergencial da Lei Aldir Blanc. A Secretaria de Desenvolvimento/Governo do Estado de Minas Gerais e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) também são parceiros. A produção executiva é da Fulô Comunicação e Cultura. Segundo os organizadores, com o intuito de valorizar e divulgar o cinema produzido de forma independente, principalmente no Norte de Minas, pela primeira vez haverá uma mostra paralela, com filmes de curta metragem finalizados até maio deste ano. Dez trabalhos foram selecionados para exibição.

A Unimontes é apoiadora da Mostra desde 2018, na realização do terceiro evento. A participação direta da Universidade conta com o trabalho do coordenador do CCRAV, professor Élcio Lucas de Oliveira, e da professora Andrea Martins, ambos do Departamento de Comunicação e Letras. Ela assina o filme “Encontro”, presente na Mostra Paralela de Curtas, que reunirá as 10 produções regionais. O acesso já está disponível desde já, pelo site www.cinemacomentado.com.

Inscrições aqui

A interação entre a academia e a mostra conta, também, com a participação do escritor Marcos Napolitano, professor da USP e autor do livro “Como usar o Cinema na Sala de Aula” (Editora Contexto, 2003). A palestra ministrada por ele será dirigida aos professores que pretendem utilizar o cinema como ferramenta pedagógica.

Outros convidados são o diretor e produtor montes-clarense Alberto Graça e o compositor Tavinho Moura que, entre outras produções, assina a trilha sonora do filme “Cabaret Mineiro” (direção de Carlos Alberto Prates Correa, 1984). Participa, ainda, um dos representantes da nova geração de cineastas mineiros: Helvécio Marins, cujo último filme de longa metragem foi todo feito em Unaí/Noroeste de Minas.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária