Abril teve a menor inflação em 2019. O índice foi divulgado no relatório mensal do Departamento de Economia, da Universidade Estadual de Montes Claros, divulgado pelo setor de Índice de Preços ao Consumidor (IPC/Unimontes). No quarto mês do ano, o percentual registrado foi de 0,42%. O acumulado entre janeiro até aqui é de 2,37%.

Se comparado a março, a queda foi significativa – meio ponto percentual. A inflação do mês anterior foi de 0,92%. No entanto, na relação com o mesmo período do ano passado, o índice foi maior: em abril de 2018, a inflação foi de 0,29%, com acumulado de 1,36% no primeiro quadrimestre.

Alguns dos ‘vilões’ da inflação registrada em abril: tomate, repolho, gasolina e água mineral; mesmo assim, índice foi o menor se comparado aos demais meses do ano (Fotos: reprodução)

“VILÕES”

Outro peso considerável foi no preço da água mineral, reajustado em quase 10% (9,66%) de um mês para outro.

Conforme o relatório de abril do IPC/Unimontes, o grupo Alimentação teve a maior influência entre os produtos que mais contribuíram para a variação: tomate, com aumento de 25,74% entre março e abril, além do repolho (24,98%), melancia (9,5%), banana caturra (7,31%), ovos (6,76%) e pescados (2,56%).

CONFIRA

Os derivados do petróleo também exigiram mais gastos do montes-clarense em abril, com as variações no preço do litro dos combustíveis – gasolina (2,69%) e diesel (2,29%) –, além do botijão do gás de cozinha (1,15%). O álcool também teve uma variação destacada pelo IPC: 2,85%.

O relatório revela, ainda, que o trabalhador local em Montes Claros precisou gastar 28,35% do salário mínimo (R$ 998,00) para adquirir os 13 produtos que compõem a cesta básica.

SOBRE – O IPC/Unimontes é feito com base na pesquisa de preços de produtos, bens e serviços em 400 estabelecimentos comerciais da cidade, com coleta de dados sempre no primeiro dia de cada mês. A equipe é formada por oito pesquisadores coordenados pela professora Vânia Silva Vilas Bôas Lopes. O cálculo é feito com base no rendimento de famílias entre um e 6 salários mínimos.

IPC/UNIMONTES – MENSAIS EM 2019

Janeiro – 0,64%
Fevereiro – 0,65%
Março – 0,92%