A integração entre o lazer, o conhecimento e a proteção do meio ambiente. Esta é a proposta da 1ª Cavalgada Ecológica do Bode, que será realizada em Montes Claros no dia 6 de maio. A iniciativa é da Loja Maçônica Portal do Oriente de Montes Claros e contará com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Também é parceiro o Programa de Estudo Tutorial (PET), do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de patrocinadores.

Uma comitiva da Loja Portal do Oriente, liderada pelo presidente venerável Waldeir Silva Sales, esteve reunida com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na sexta-feira (20/4), quando foi solicitada a participação da universidade no evento. O encontro também contou com as presenças do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza; e do pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Na oportunidade, Waldeir Sales ressaltou a proposta do evento de unir o lazer e a conscientização para a preservação da natureza. Serão feitos estudos sobre a quantidade de lixo gerado e emissão de gases poluentes durante a cavalgada.

PERCURSO

O evento deverá contar com cerca de 200 participantes, com percurso definido em 24 quilômetros. A saída está marcada para a Avenida Major Alexandre Rodrigues (Bairro Ibituruna), com a chegada prevista para o Parque de Exposições João Alencar Athayde.

No percurso, os cavaleiros vão passar pela comunidade de Palmito e pela região que faz limite com o Parque Estadual da Lapa Grande, perto da área urbana de Montes Claros. Durante trajeto, além do recolhimento de lixo e resíduos, será feita a orientação de crianças e adultos sobre os cuidados com o meio ambiente, por meio de palestras, teatro e brincadeiras educativas.

As atividades deverão contar com a participação da Unimontes, por intermédio das Coordenadorias de Apoio ao Estudante (CAE) e Extensão Comunitária, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão. Também está previsto o atendimento à comunidade com testes de glicemia e palestras sobre prevenção de doenças.

“Sendo uma universidade comprometida com o desenvolvimento social e com o bem-estar, a nossa instituição não pode deixar apoiar uma iniciativa como esta”, afirmou o reitor João dos Reis Canela. “A cavalgada é uma atividade saudável, que propicia o lazer, o contato com a natureza e a confraternização entre as pessoas”, enfatizou o vice-reitor Antonio Alvimar Souza.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia