A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, nesta sexta-feira (29/7), a solenidade de outorga de grau unificada para os cursos ministrados no campus-sede. A cerimônia está marcada para as 20 horas, no auditório da Fundação Educacional Montes Claros/FEMC (Escola Técnica), no Bairro São João, e será presidida pelo reitor João dos Reis Canela. Foi escolhida como patrona geral dos graduandos a professora aposentada Wilma Isabel Fagundes Amaral, do Departamento de História – Unimontes.

Serão graduados 145 novos profissionais nos cursos de Direito, Geografia, Medicina e Odontologia. Também haverá colações de grau extemporâneas dos cursos de Ciências Econômicas e Sistemas de Informação.

Ao assinar a resolução do Conselho Universitário (Consu) que oficializou a escolha, o reitor João dos Reis Canela destacou a trajetória acadêmica da professora Wilma Isabel Fagundes Amaral, enaltecendo “a sua atuação exemplar em vários momentos da instituição”.

A professora Wilma Fagundes Amaral disse que recebeu a homenagem com surpresa e emoção. “Pra mim, ser escolhida como patrona geral foi uma grande surpresa. Sempre vi recebendo essa homenagem pessoas que realmente fazem alguma coisa para a educação e para sociedade. No meu caso, como professora aposentada, acho que é um reconhecimento ao trabalho em prol da educação superior da região”, afirma a professora Wilma.

“Fico ainda mais satisfeita por testemunhar a expansão das ações da Unimontes no Norte de Minas, no Noroeste do Estado e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, completa.

CURRÍCULO E CONTRIBUIÇÃO COM O ENSINO SUPERIOR

A professora Wilma Isabel Fagundes Amaral graduou-se em História em 1975 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Logo em seguida, em 1976, ingressou-se como docente da própria Fafil (atual Centro de Ciências Humanas/CCH), inicialmente como professora/substituta e, depois, como titular. Ela dedicou-se ao estudo e ao conhecimento sobre História, Preservação, Memória e Herança História, entre outros temas.

Por várias vezes, a homenageada foi chefe do Departamento de História e coordenadora do curso de História. Entre outros feitos, a patrona geral participou da elaboração da carta-consulta que resultou no reconhecimento federal da Unimontes como universidade. Além disso, foi diretora interina do Centro de Ciências Humanas. Ela integrou o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Universidade. Também foi responsável pela criação da Revista “Caminho da História”, da Unimontes. A professora Wilma Fagundes Amaral aposentou-se da Universidade em julho de 2010.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia