Um grupo de 40 acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros segue nesta quinta-feira (28/7) para a cidade de Salvador/BA. Na agenda, uma visita ao Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), que faz parte das comemorações dos 20 anos de criação do curso de Enfermagem da Unimontes – completados em 2016. Pela data especial, a delegação também receberá homenagem por parte da direção do Museu, criado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens).

A saída dos alunos será às 16 horas, do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. A viagem é organizada pelo Centro Acadêmico Maísa Tavares Leite (Cemat), do curso de Enfermagem, e conta com o apoio da Reitoria da Unimontes. Os acadêmicos vão permanecer em Salvador durante dois dias.

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Emerson Willian Santos de Almeida, destaca que a visita ao Museu Nacional de Enfermagem vai proporcionar o crescimento cultural por parte dos alunos, que terão a oportunidade de conhecer a história da Enfermagem em nível nacional. Ele ressalta a importância da estrutura e do acervo do Museu de Enfermagem, localizado no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

Confira

“O Museu Nacional de Enfermagem reúne a temática histórica dos cuidados em Enfermagem, desde os primórdios da humanidade até a atualidade. São apresentados os cuidados ao longo da vida, desde o nascimento até a morte”, afirma Emerson Willian. “São mostrados os cuidados durante a infância e adolescência e nas fases adulta e idosa”, completa. Ele lembra ainda que, por meio de recursos audiovisuais, o museu demonstra como são os cuidados com a saúde no Brasil e em vários outros países.

Os visitantes do Museu Nacional têm a oportunidade de conhecer a história de Anna Nery (1814/1880), considerada pioneira da Enfermagem no Brasil. Ela atuou na Guerra do Paraguai, cuidando dos feridos, mas independente de que lado lutavam. “Com certeza, os alunos terão um enriquecimento cultural muito grande a partir da vivência com o legado de Anna Nery, que foi um marco da Enfermagem em nosso país”, destaca o presidente do CA.