Com a presença do diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, acontece nesta terça e quarta-feira (05 e 06/11), o I Encontro Regional de Polos da UAB– Universidade Aberta do Brasil. O evento contará com palestras, apresentação de pôsteres e mesas-redondas.

Participam 125 coordenadores e mantenedores de polos de Minas Gerais e de São Paulo, além de coordenadores da UAB. O objetivo principal do encontro é discutir os processos de educação a distância do Sistema UAB, além de questões relacionadas ao Plano de Gestão Anual e as diretrizes de gestão para os polos. Todas as atividades serão desenvolvidas no espaço Portal de Eventos (Bairro Melo).

A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira, às 9 horas, com a participação do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela. Na oportunidade, serão expostos pôsteres de “boas práticas” com relatos de experiências desenvolvidas nos polos.

A programação oficial prevê para o dia 6, às 9h30, mensagem do presidente do encontro, professor Jean Marc Mutzig, diretor do Departamento de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, e apresentação de representantes do Centro de Ensino a Distância da Unimontes (CEAD).

O encontro será encerrado na quarta-feira (6), a partir de 12hs30, com a eleição dos participantes para o Encontro Nacional que será realizado no próximo ano.

A UAB – Lançado em 2005 pelo Ministério da Educação, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) interioriza a oferta pública de ensino superior para professores em exercício na rede pública de ensino e cidadãos residentes em localidades afastadas que queiram obter uma formação de nível superior.

As ações da UAB são implementadas no âmbito do Programa de Ações Articuladas (PAR) que, em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior públicas, busca identificar as regiões e municípios carentes de ofertas de educação para a implementação dos novos polos.

Em 2009, a UAB ofereceu 129.474 vagas, envolvendo 88 instituições federais e estaduais de ensino superior e 723 polos de apoio presencial. Até 2011, o sistema UAB prevê o estabelecimento de cerca de mil polos distribuídos no território nacional.

Abrangência

A UAB/Unimontes funciona desde 2008, coordenando atualmente 13 polos: Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.

São oferecidos cursos de graduação em Administração Pública, Artes/Visuais, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português, Pedagogia, Educação Física e Ciências da Religião.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia