Discutir os desafios da educação em uma sociedade cada vez mais conectada

Com este propósito, foi realizada na noite de quinta-feira (23/03), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a primeira edição do “CONEX@O: Encontros sobre Inovação, Educação e Tecnologia.”

O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.O “Conex@o: Encontros sobre Inovação, Educação e Tecnologia” é uma iniciativa do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Unimontes, em parceria com a Editora Unimontes, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação (PPGE), Departamento de Comunicação e Letras, Projeto “Educar: Núcleo de Tecnologias Digitais na Educação” e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

O encontro teve formato híbrido – presencial e online, com transmissão pelo canal do Cead no Youtube. Contou com as presenças da diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel; do diretor do CCH, professor Jânio Marques Dias; do professor Marcelo Miranda, representante do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).


O tema da primeira edição do “Conex@o” foi “ChatGPT: Os desafios para a educação”, com abordagem pelo professor Rogério Justino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). A discussão foi demandada pelos professores do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, que desejam aprofundar as discussões sobre como a Inteligência artificial pode promover a revolução na maneira como nos relacionamos com a tecnologia.

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, que foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA, o OpenAI, da sigla “Chat Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado gerador de conversas”.
Ao presidir a abertura do evento, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou a importância do envolvimento das gerações com a tecnologia e da necessidade de adaptação da Universidade, a sala de aula e os professores.


“Vejo a iniciativa como necessária no contexto atual onde a todo momento, somos chamados a interação e novas descobertas no mundo tecnológico. Acredito que com a implantação do ChatGPT a universidade estará mais próxima e mais envolvida para discutir a educação transformadora, que gera conhecimento e conexões que impactam diretamente para melhoria e avanços na área do conhecimento, afirmou o reitor.

“Esse é um dos objetivos da nossa gestão: estar mais próxima dos acadêmicos, professores, servidores e de toda comunidade acadêmica em geral e, desta forma, contribuir para melhoria real dos processos e programas da Universidade. Estamos abertos para ouvir e interagir com todos, a fim de construir a Unimontes que sonhamos”, concluiu Wagner Santiago.

A diretora do CEAD/Unimontes, professora Cristine Martins de Matos, ressaltou a relevância da iniciativa para atender o meio acadêmico. “O primeiro encontro acontece de forma hibrida e veio para atender a demanda da comunidade acadêmica sobre questões relacionadas à inovação, educação e tecnologia”, disse.

Ela informou que, mensalmente serão convidados professores especialistas para discutir as questões relacionadas com a inovação e a tecnologia. “Inovar na educação significa acompanhar o ritmo das mudanças que impactam a sociedade. A tecnologia é uma dessas mudanças e a educação precisa estar antenada e na vanguarda desse movimento “, observou.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco