O mês de outubro começa com mais uma promoção do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Unimontes. Como desdobramento do curso de Introdução à Preservação de Patrimônio Audiovisual, realizado entre maio e julho últimos, o CCRAV realiza, desde a manhã desta sexta-feira (1º/10), a capacitação online para elaborar o repositório digital de memória coletiva multimídia de Montes Claros e Norte de Minas. As atividades acontecerão também na próxima quarta-feira (6/10), de 9h30 às 12h30.

O trabalho é ministrado pela profissional Ines Aisengart Menezes, preservacionista audiovisual e mestre em “Preservation and Presentation of the Moving Image” pela Universidade de Amsterdã (Holanda). Com atuação na Cinemateca Brasileira, foi co-curadora da temática Preservação na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, e atualmente trabalha em projetos de memória coletiva e como docente sobre cinema e preservação audiovisual.

PLATAFORMA

O curso de capacitação é ministrado por Ines Aisengart Menezes (Divulgação)

As aulas expositivas e discussões acontecem no formato online, por meio da plataforma “Tainacan” (https://tainacan.org/), um software livre desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes, da Universidade de Brasília (UnB). A ferramenta foi desenvolvida com o apoio da Universidade Federal de Goiás, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus”.

Antes das aulas virtuais, os alunos tiveram acesso à bibliografia específica e a um conjunto de vídeos. As atividades contam com suporte do Governo Federal, por meio do Finep e Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Governo de Minas, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais/Fapemig)

O professor Élcio Lucas, coordenador do CCRAV/Unimontes, explica que as abordagens ao longo do curso darão ênfase ao perfil de coleções do repositório. Além disso, será implementado um fluxo de documentação das decisões e etapas de criação do repositório e fluxos de seleção de itens. Na linguagem específica, serão criados metadados estruturais e metadados descritivos (a partir de modelo DublinCore), métodos de gestão dos itens e a criação das rotinas de tratamento de dados (com Open Refine), customização do front-end do repositório e a criação do campo de submissão de itens por usuários externos, rotinas de avaliação e publicação periódica de itens.

TAGS:CCRAV

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro