Pró-Reitora Professora Maria das Dores (Dora)
  • Professora Maria das Dores Magalhães Veloso se destaca em pesquisas sobre veredas.
  • As principais metas da professora e pesquisadora Maria das Dores (Dora) Magalhães Veloso, que assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), são o fortalecimento da pesquisa e maior divulgação dos estudos realizados, principalmente, pelos acadêmicos inseridos na iniciação científica, reforçando a captação de recursos para os pesquisadores.

Egressa do curso de Ciências Biológicas da Unimontes, a professora Dora tem mestrado em Educação pelo Instituto Superior Enrique José Varona (Cuba), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pós-doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas na área de Ecologia e Manejo de Ecossistemas e Manejo e restauração de áreas degradas, especialmente, veredas.

Pró-Reitora Professora Maria das Dores (Dora)
Foto: Ascom Unimontes

“Assumir a Pró-Reitoria e representar tantos outros colegas, que assim como eu, possuem uma trajetória consolidada na pesquisa e que tem como objetivo profissional o crescimento da Unimontes, é motivo de orgulho e satisfação“, disse a professora.

Entre as propostas está “O apoio aos pesquisadores na submissão de projetos, no incentivo à inovação, com uma abordagem focada não somente na geração de produtos, mas que possam trazer benefícios à sociedade, além de fortalecer as parcerias tanto com a iniciativa privada e pública”.

A nova pró-reitora anuncia que vai buscar maior aproximação com as agências de fomento, especialmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para ampliar a investigação científica e tecnológica na universidade norte-mineira. “Uma característica marcante desta gestão será o estreitamento das relações entre a Unimontes e órgãos de fomento”, assegura.

“A Fapemig, em especial, já faz parte da nossa história há décadas, seja com o fomento à pesquisa ou a capacitação do corpo docente e a implementação de bolsas de pesquisa”, afirma a pró-reitora. Ela adianta que já tem visita agendada a Fapemig, a fim de definir novas parcerias.

Maria das Dores destaca que o incentivo aos alunos por meio da concessão de bolsas de pesquisa, que também é uma das suas prioridades. “As bolsas de pesquisa, em todas as suas modalidades, têm sido um estímulo de fundamental importância para a manutenção do acadêmico na Universidade, haja vista que os recursos são essenciais aos universitários”, diz ela.

“A nossa meta é cumprir todos os requisitos essenciais para a ampliação das cotas de bolsas de pesquisas, junto aos órgãos de fomento, como o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e FAPEMIG. Além disso, ficamos atentos em relação aos editais e parcerias para a aquisição de novas bolsas”, conclui a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital