Pró-Reitora Professora Maria das Dores (Dora)
  • Professora Maria das Dores Magalhães Veloso se destaca em pesquisas sobre veredas.
  • As principais metas da professora e pesquisadora Maria das Dores (Dora) Magalhães Veloso, que assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), são o fortalecimento da pesquisa e maior divulgação dos estudos realizados, principalmente, pelos acadêmicos inseridos na iniciação científica, reforçando a captação de recursos para os pesquisadores.

Egressa do curso de Ciências Biológicas da Unimontes, a professora Dora tem mestrado em Educação pelo Instituto Superior Enrique José Varona (Cuba), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pós-doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas na área de Ecologia e Manejo de Ecossistemas e Manejo e restauração de áreas degradas, especialmente, veredas.

Pró-Reitora Professora Maria das Dores (Dora)
Foto: Ascom Unimontes

“Assumir a Pró-Reitoria e representar tantos outros colegas, que assim como eu, possuem uma trajetória consolidada na pesquisa e que tem como objetivo profissional o crescimento da Unimontes, é motivo de orgulho e satisfação“, disse a professora.

Entre as propostas está “O apoio aos pesquisadores na submissão de projetos, no incentivo à inovação, com uma abordagem focada não somente na geração de produtos, mas que possam trazer benefícios à sociedade, além de fortalecer as parcerias tanto com a iniciativa privada e pública”.

A nova pró-reitora anuncia que vai buscar maior aproximação com as agências de fomento, especialmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para ampliar a investigação científica e tecnológica na universidade norte-mineira. “Uma característica marcante desta gestão será o estreitamento das relações entre a Unimontes e órgãos de fomento”, assegura.

“A Fapemig, em especial, já faz parte da nossa história há décadas, seja com o fomento à pesquisa ou a capacitação do corpo docente e a implementação de bolsas de pesquisa”, afirma a pró-reitora. Ela adianta que já tem visita agendada a Fapemig, a fim de definir novas parcerias.

Maria das Dores destaca que o incentivo aos alunos por meio da concessão de bolsas de pesquisa, que também é uma das suas prioridades. “As bolsas de pesquisa, em todas as suas modalidades, têm sido um estímulo de fundamental importância para a manutenção do acadêmico na Universidade, haja vista que os recursos são essenciais aos universitários”, diz ela.

“A nossa meta é cumprir todos os requisitos essenciais para a ampliação das cotas de bolsas de pesquisas, junto aos órgãos de fomento, como o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e FAPEMIG. Além disso, ficamos atentos em relação aos editais e parcerias para a aquisição de novas bolsas”, conclui a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes abre período de matrículas para aprovados no Vestibular 2024
Inscrições para disciplinas isoladas do PPGEO continuam abertas
Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso