Programas melhoram desempenho em avaliação da CAPES. Para Pró-Reitor, “resultados foram excelentes”

Os programas de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrados e doutorados) da Unimontes passaram por recente avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC). Dois cursos de pós-graduação da instituição alcançaram a nota 6 (de excelência), o mestrado e o doutorado em Ciências da Saúde.  Foram avaliados 18 programas de pós-graduação Stricto sensu da Unimontes, que totalizam 22 cursos: 18 mestrados e quatro doutorados.

“Os resultados dos nossos programas de pós-graduação Stricto sensu na avaliação da Capes foram excelentes”, comemora o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor André Luiz Sena Guimarães. Ainda segundo avaliação da Capes, cinco programas de pós-graduação da instituição obtiveram o conceito 5 (muito bom): os mestrados em Biotecnologia (profissional), Cuidado Primário em Saúde (profissional) e em Desenvolvimento Social; e os cursos de doutorado em Desenvolvimento Social e em Biotecnologia (profissional).  Os demais cursos receberam as notas 3 e 4.

“Outra marca importante é que 75% dos programas estão com notas positivas considerando seu tempo de funcionamento”, completa.

Professor da Unimontes assume vice-coordenadoria no Fórum Nacional de  Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação - Universidade Estadual de Montes  Claros - Unimontes
Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor André Luiz Sena Guimarães.

Sena Guimarães destaca que a avaliação da Capes, que abrangeu o quadriênio 2017/2020, mostrou a melhoria qualidade da pós-graduação na Unimontes. “Por exemplo, 41,18% dos programas melhoraram seus conceitos e 50% dos cursos de doutorados melhoraram suas notas”, lembra o pró-reitor da Unimontes.

A melhoria do desempenho dos cursos da Unimontes “é fruto das medidas tomadas de forma democrática, contando com a competência e a dedicação dos coordenadores dos programas de Pós-Graduação Stricto sensu da instituição”. O Pró-Reitor ressalta também que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepex) foi um grande aliado dos Programas de Pós-Graduação”.  

“A atribuição de critérios objetivos para entrada e permanência de professores de programa de Pós-graduação associado ao engajamento do corpo docente associado a um planejamento para melhoria do programa foram os principais responsáveis pelos resultados alcançados”, detalha o professor.

NOVO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – A Unimontes mantém um processo de melhoria contínua da pós-graduação stricto sensu. Nesse sentido, há uma expectativa da pró-reitoria de que as notas dos cursos de mestrado e doutorado sejam elevadas em futuras avaliações da Capes.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes revela que está em fase de implantação na Universidade o programa de mestrado Profissional em Educação Física. “Além disso, a Unimontes apresentará propostas de criação de mais um curso de doutorado e de novo mestrado em parceria, dentro da “janela” de Propostas de Cursos Novos aberta pela CAPES”, anuncia o professor André Sena.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária