Vencedores receberão mentoria e conhecerão o Agritech Valley, pólo de inovação do agronegócio

Foram divulgadas na noite desta segunda-feira (14), as três melhores equipes do Desafio Agrojovem, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). A Unimontes, mais uma vez, foi destaque estadual ao ocupar duas posições no topo do desafio: Grupo Irrigar (1º lugar) e TechFruit (3º lugar).

As duas equipes de estudantes de graduação e pós-graduação da Unimontes disputavam entre as 100 inscritas no processo. Apenas sete foram classificadas para a fase final.

As propostas sugeridas pela Universidade visam apoiar o produtor rural, com o objetivo de promover o empreendedorismo, a inovação e a capacitação de jovens em Minas Gerais que, direta ou indiretamente, atuam com agronegócio e, ainda, propõem soluções para seis áreas: conectividade na área rural, sustentabilidade ambiental, acesso a mercado, redução de custos, aumento de produtividade e sucessão familiar.

Em pouco menos de dois meses (outubro e novembro), as equipes inscritas, formadas por 2 a 5 integrantes, entre 16 e 30 anos, passaram por quatro fases: capacitação, seleção inicial, mentorias e a grande final.

PRÊMIO E PRÓXIMOS PASSOS

A próxima etapa do Desafio acontece na segunda-feira (23), quando a organização realizará uma live, às 19h, para explicar os detalhes da fase de mentoria. Os links serão enviados aos líderes e deverão ser repassados aos demais integrantes da equipe.

As três equipes vencedoras serão premiadas e participarão de uma viagem para o Agritech Valley, o pólo de inovação do agronegócio, localizado no Vale do Rio Piracicaba-SP, onde iniciarão contatos com startups do setor, grupos de investidores e oportunidades de negócios.

“Procuramos captar esse tipo de ação e estimular dentro da Universidade os grupos que podem se encaixar no perfil definido pelo desafio. Sempre acreditei que teríamos potencial diante dos cursos que temos no Campus Janaúba, impulsionados pela excelência na formação de professores, sempre preocupados na formação profissional dos acadêmicos. Devemos sempre estimular os alunos a participar de iniciativas como estas, já que têm ideias e desenvolvem projetos interessantes”, destaca a diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (Inemontes) e coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza.

“Com muita alegria e orgulho parabenizo o espetacular desempenho das equipes da Unimontes, demonstrando a excelência na formação vinda dos cursos de graduação em Agronomia e pós-graduação em Produção Vegetal no Semiárido e Modelagem Computacional e Sistemas. O desafio AgroJovem é apenas o começo. Acreditem em vocês e sonhem grande que é possível voar bem mais alto”, projeta o professor e orientador dos líderes das duas equipes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira.

”Participar do desafio Agrojovem foi uma experiência única para mim. Foram dois meses de muito aprendizado, desenvolvimento pessoal e dedicação. Isso tudo foi possível, graças ao empenho de toda a equipe Tech Fruit, juntos conseguimos vencer todos os desafios propostos até atingirmos o sucesso. A partir de agora, vamos nos dedicar ainda mais para que possamos colocar o nosso projeto para frente e agarrar todas as oportunidades que o Agrojovem nos trará”, enfatiza a acadêmica Ana Caroline Caires Pinheiro.

Equipes vencedoras

Grupo Irrigar – Proporciona uma irrigação na medida adequada, com o controle do tempo de acordo com a cultura, espaçamento e localidade. Conta com um time 100% feminino.

Equipe: Selma Silva Rocha, Adriana Barbosa do Nascimento, Verônica Moraes Barbosa, Mariana Oliveira de Jesus

Líder: Paola Junayra Lima Prates, orientada pelo Prof. Marlon Cristian Toledo Pereira. Todas são Engenheiras Agrônomas, cursando ou já com mestrado em Produção Vegetal no Semiárido, ambos os cursos de graduação e pós-graduação na Unimontes, em Janaúba.

TechFruit – Facilita a identificação de pragas e doenças na cultura da Manga, com um aplicativo de fácil uso.

Equipe: Ana Caroline Caires Pinheiro, Allyson Gabriel Santos de Paula e Stéfane Gomes Lopes -, graduandos do curso de Agronomia no Campus de Janaúba

Líder: Hugo Prado Amaral – discente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas da Unimontes em Montes Claros, orientado pelo Prof. Marlon Cristian Toledo Pereira.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária