A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite de sexta-feira (22/09, a sessão solene especial em homenagem ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pela comemoração dos seus 50 anos. A sessão marcou também a celebração do Dia do Contador, comemorado na mesma data.

A sessão especial foi proposta pelo contador e vereador Valdecy Fagundes – Valdecy Contador, egresso da Universidade, com a presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. Participaram o deputado estadual Gil Pereira, e o delegado da Receita Federal em Montes Claros, contador Andrey Soares de Oliveira; secretário Geral Adjunto da OAB Montes Claros e Chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo da Unimontes, professor luiz Antônio Ribeiro Bispo; representando o Sindicato dos Contadores do Norte de Minas, professor Flávio Amaral, e o ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, entre outras autoridades e convidados.

Pela Unimontes, estiveram presentes a pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mônica Nascimento e Feitosa, da chefe de Departamento de Ciências Contábeis, professora Eliana Soares Barbosa Santos, pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos, além de docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos.

O vereador Valdecy Fadundes destacou a importância da comemoração do Dia do Contador e cinquentenário do curso de Ciências Contábeis da Unimontes. “Não tenho dúvidas de que essa data é um marco para todos nós. Com muito orgulho, que sou egresso do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, que além de ser uma conquista pessoal, é também para todo minha família, que tanto se sacrificou para que eu pudesse estudar e me formar contador em uma das mais conceituadas universidades do país”, afirmou.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago também manifestou a sua satisfação de ser egresso e professor do curso de Ciências Contábeis. Ele destacou a importância da comemoração do Dia do Contador, lembrando que a categoria presta papel preponderante na vida socioeconômica do país, auxiliando tanto as pessoas físicas como as empresas, independente do negócio.

O reitor enalteceu a contribuição e o legado dos professores pioneiros do curso de Ciências Contábeis da Contábeis. Ele recordou da criação da antiga Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas, a Fadec, unidade da antiga FUNM, onde surgiu o Curso de Ciências Contábeis, juntamente com os cursos de Administração e de Ciências Econômicas.

O professor Wagner de Paulo Santiago salientou que, ao longo de meio século, o curso de Ciências Contábeis da Unimontes formou centenas de profissionais que emprestam a sua competência em inúmeras empresas em Montes Claros, no Norte de Minas, em Minas Gerais e pelo país afora. Atualmente, além do campus-sede, a graduação é oferecida no Campus de Salinas.

Ao homenagear os pioneiros do curso, o reitor Wagner de Santiago, recordando também a sua trajetória na Universidade, fez agradecimentos especiais aos seus professores no curso de Ciências Contábeis, entre os quais citou o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida, presente na solenidade.

“Manifesto a minha gratidão a todos os meus professores. Quero retribuir essa confiança com muito trabalho e esforço. Podem ter certeza que estamos fazendo o melhor”, assegurou. Ele também agradeceu ao deputado Gil Pereira por destinar recursos para a Unimontes por intermédio de emendas parlamentares. Agradeceu também ao deputado por viabilizar a instalação de um projeto de geração e aproveitamento da energia solar fotovoltaica na instituição superior.

Por sua vez, o deputado Gil Pereira ressaltou que fez questão da sessão solene em comemoração ao cinquentenário da graduação da Unimontes. “O curso de Ciências Contábeis celebra seus 50 anos de existência, formando profissionais que fazem a diferença no mercado de trabalho e contribuem para o desenvolvimento da nossa região. Parabéns a todos os contadores e em especial ao professor Wagner Santiago que tem feito uma gestão participativa e atuante”, declarou o parlamentar

Ainda na solenidade na Câmara Municipal, o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Paulo César de Almeida, destacou o seu sentimento de orgulho de ser egresso da segunda turma do curso de Ciências Contábeis, no qual também foi docente.  “É com muita emoção que digo que sou contador. Quem escolheu Ciências Contábeis, fez opção por um dos melhores cursos da Unimontes. E a Unimontes não é apenas a melhor universidade pública de Minas Gerais, mas uma das melhores universidades do Brasil”, ressaltou o professor.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau