Os moradores do distrito de Aparecida do Mundo Novo, no município de Montes Claros, foram atendidos com uma série de atividades educativas, sociais, esportivas e de lazer, recebendo também orientação nas áreas de saúde e jurídica. Com 621 atendimentos individuais, conforme dados da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), a comunidade foi beneficiada com o “Trote Solidário”, realizado no último fim de semana de agosto (30/8), pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento fez parte da parte da programação da 2ª Unicalourada 2015, sob organização da CAE – vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

Aparecida do Mundo Novo é um dos distritos mais distantes da sede do município – a 83 quilômetros. Na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, 32 acadêmicos e dois professores da Universidade atenderam o público em geral. Destaque para os atendimentos nas áreas de grupoterapia em Orientação Profissional e Atendimento individual de plantão psicológico liderados pela psicologa Norma Suely dos Reis Santos. Ao todo foram realizados 27 atendimentos.

“O nosso objetivo com a visita a Aparecida do Mundo Novo foi ampliar o trabalho do “Trote Solidário”, que antes era restrito aos bairros de Montes Claros. Agora, chega também à zona rural”, destaca o professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE. Ele informa que os trabalhos envolveram estudantes dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, História, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação.

A iniciativa contou com a parceria da Associação Comunitária de Aparecida do Mundo Novo, Lions Clube Novo Horizonte e Prefeitura de Montes Claros – por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude – e da Escola Estadual do distrito. Houve, também, a colaboração da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), que promoveu a orientação aos pequenos produtores.

AS AÇÕES DESENVOLVIDAS

Durante o “Trote Solidário” em Aparecida do Mundo Novo, os moradores receberam orientação na área jurídica, realizada por alunos do curso de Direito. Houve o trabalho com crianças e adolescentes, com recomendações sobre a economia de água. Na área de saúde, os moradores foram orientados sobre o uso de métodos anticonceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/DSTs e prevenção de gravidez na adolescência, sendo realizados ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Foram ministradas palestras sobre os cuidados para a preservação ambiental. Além disso, a comunidade foi contemplada com atividades esportivas, de dança, lazer e “roda de violeiros”.

Outro destaque foi a abordagem contra a violência doméstica. As ações foram desenvolvidas no âmbito da campanha “Justiça pela Paz em Casa” no âmbito da Unimontes, lançada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A Unimontes é uma das signatárias. A mobilização contra a violência doméstica, envolvendo as universidades, foi idealizada pela ministra do STF Carmen Lúcia Antunes Rocha, que é norte-mineira e tratou da questão em contato direto com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.