O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, e o prefeito de Grão-Mogol, Jéferson Figueiredo, assinaram na última sexta-feira (17/05), a ordem de serviço para início das obras da Escola Técnica Brasil Profissionalizado naquele município. Na mesma semana, foram autorizados os serviços nos municípios de Janaúba e Taiobeiras.  

O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e prefeituras. 

“Sem educação, a cidade não se desenvolve. Só assim poderemos mudar a realidade dos jovens em nossa cidade. Imagine o que vai ser nossa região daqui para frente, quando quase dois mil estudantes terão uma formação técnica?”, ponderou o prefeito Jéferson Figueiredo. 

DSC 0273

Subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, destacou a importância da parceria na concretização de mais uma Escola Técnica à região do Norte do Estado

Qualificação Profissional – O subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, observou que o Governo de Minas trabalha para atender a demanda pela qualificação profissional. Ele ressaltou a importância da parceria na concretização de mais uma Escola Técnica na região do Norte do Estado. 

Ainda segundo o secretário, a parceria destaca a força das três bandeiras – Governo de Minas Gerais, Unimontes e Municípios – na construção de uma nova fase da educação no Estado a partir da concepção das escolas técnicas. “Nosso objetivo é transformar a educação em Produto Interno Bruto (PIB). Desta forma, vamos, juntos, melhorar não só a educação como também nossa economia”, concluiu o subsecretário. 

Com números recentes sobre a educação superior na Unimontes, divulgados no último relatório de Gestão, o reitor João dos Reis Canela enfatizou o papel social da Unimontes nas regiões de sua abrangência, que insere no mercado de trabalho cerca de 80% dos profissionais formados na instituição. 

Ingrid Isabel de Andrade

Ingrid de Andrade, da Escola Professor Bicalho

“A Unimontes tem o compromisso social de estar à disposição para operacionalizar de forma competente as ações que somam com o desenvolvimento econômico, social e humano em sua área de atuação. Mas vamos além, porque formaremos pessoas para trabalhar no mundo, não só em Grão-Mogol. Essas pessoas é que vão impulsionar a educação de qualidade em nossa região”, afirma o reitor. 

Renata Moreira

A estudante Renata Moreira

Secretária de educação do município, Marília Alves do Nascimento Pereira acredita que “a partir dessa união, os estudantes da região terão maior autonomia para trilhar caminhos diversos. Certamente, o município passará por uma ascensão social”. 

As estudantes do 9º ano da Escola Professor Estadual Professor Bicalho, Renata Moreira (E) e Ingrid Isabel de Andrade (D), que fazem planos para ingressar no ensino superior nos cursos da área de saúde, acreditam que, com a chegada da Escola Técnica, não vão mais sair da cidade para fazer um curso técnico. 

UNIDADES – A Unimontes será responsável pela implantação das unidades do Brasil Profissionalizado nos municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompéu, Taiobeiras e Unaí.

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia