A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) incrementa o acervo bibliográfico para toda a comunidade acadêmica. A instituição está presente na maior plataforma digital de livros universitários – a Biblioteca Virtual Universitária da Editora Pearson Education – maior grupo editorial do mundo no segmento da educação.

A aquisição da Biblioteca Virtual Universitária disponibiliza os conteúdos completos de, inicialmente, 4,7 mil e-books para cinco mil usuários, em mais de 40 áreas do conhecimento. O quantitativo de títulos aumentará gradativamente, a partir da disponibilidade das editoras. O formato é digital para computadores (desktops), notebooks, tablets e smartphones. A praticidade de leitura viabiliza o acesso rápido a um rico acervo de títulos disponibilizados em língua portuguesa. Os investimentos são da ordem de R$ 90 mil, oriundos do Tesouro do Estado, dentro do custeio do orçamento da Universidade e viabilizados pelo Governo de Minas Gerais.

As ferramentas presentes na Biblioteca Virtual também permitem que o usuário faça anotações, marcação de texto, lista de livros favoritos, comentários no perfil do usuário e editor de texto. A plataforma é funcional com serviço de busca dinâmico e de fácil acesso disponível 24 horas, em todos os dias da semana.

A mesma plataforma digital foi adquirida pela Unimontes para o Centro de Educação a Distância (CEAD). A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 250 instituições de ensino, com mais de 2,5 milhões de usuários ativos. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Ática, Scipione, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão e EdiPucRs.

BENEFÍCIOS DIRETOS

Para o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com a nova aquisição a comunidade acadêmica passa a ter, gratuitamente, milhares de títulos disponíveis na internet. “A Biblioteca Virtual permite a atualização permanente do nosso acervo com a inclusão de novas edições e lançamentos de conteúdos, o que facilitará as atividades de ensino, pesquisa e também o aprendizado. A Biblioteca Virtual é altamente importante para agregar ao nosso acervo das Bibliotecas Universitárias do campus-sede, Hospital Universitário, CEPT em Montes Claros e também nas nossas 13 Bibliotecas Setoriais dos campi instalados nas regiões atendidas pela Unimontes”, disse o reitor.

Acesso Biblioteca Virtual2

A nova plataforma é gratuita para toda a comunidade acadêmica. Conforme a diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso, a Biblioteca Virtual Universitária é uma iniciativa pioneira da Pearson Education do Brasil e é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com o acervo que pode acrescentar na bibliografia básica e a bibliografia complementar.

“Nossos acadêmicos, professores, pesquisadores e servidores poderão utilizar os diversos conteúdos disponíveis na Biblioteca Virtual como ferramenta de integração com outros acervos da biblioteca tradicional, facilitando os serviços de busca e o acesso ao conhecimento de forma prática e rápida de qualquer lugar desde que esteja conectado à Internet”, informou.

Roseli disse, ainda, que o sistema tem número ilimitado de acessos simultâneos com impressão de até 50% do conteúdo dos livros com os mesmos valores de fotocópia cobrados no mercado.

Conheça algumas vantagens que a Biblioteca Virtual Universitária oferece:

Para a instituição

• Centenas de títulos das bibliografias básicas e complementares disponíveis na internet.
• Integração e suporte aos programas de educação a distância da instituição, atendendo ao decreto n. 5.622 do MEC.
• Atualização permanente do acervo da biblioteca (inclusão mensal de novas edições e lançamentos).
• Segurança contra fotocópias ou replicações ilegais.
• Número ilimitado de acessos simultâneos.

Para o acadêmico

• Primeira biblioteca on-line com títulos universitários brasileiros.
• Consulta a múltiplos textos com facilidade.
• Impressão de até 50% do conteúdo do livro com valores de fotocópia.
• Disponibilidade do acervo 24 horas por dia, sete dias por semana.
• Recursos de anotações eletrônicas que permitem gravar comentários em seu perfil.

Como acessar a Biblioteca Virtual?

A Biblioteca Virtual está integrada ao software Pergamum utilizado na própria plataforma do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unimontes. Desta forma, a comunidade acadêmica fará acesso da seguinte maneira:

 Acessar o site Unimontes (www.unimontes.br)
 Clicar em Biblioteca no menu acesso rápido

 Ao consultar o título no catálogo on-line das Bibliotecas aparecerá um cadeado ao lado do ícone e-book que deverá ser acessado com a matrícula ou MASP e senha de usuários cadastrados no Sistema de Bibliotecas da Unimontes;
 Para acadêmicos: matrícula gerada pela Secretaria Geral;
 Para servidor ou professor: usar o MASP ou código informado pela Biblioteca.

Mais informações pelo e-mail da Biblioteca Central da Unimontes biblioteca.central@unimontes.br e pelo telefone (38) 3229-8212.