“Universidades: Cenários e Desafios”. Com este tema o VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), da Universidade Estadual de Montes Claros, realizado entre os dias 25 a 28 de setembro reuniu um número significativo de professores, acadêmicos, pesquisadores e convidados. A realidade do ensino superior regional e estadual foi amplamente debatida com a comunidade acadêmica.

Durante quatro dias, 1.300 trabalhos científicos foram apresentados nas modalidades ensino, pesquisa e extensão. Também foram realizadas 21 oficinas e 14 minicursos com temas diversos. As atividades aconteceram no campus-sede da Unimontes e também em escolas públicas da educação básica parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid).

Nessa quarta-feira (1º/10), foi realizada uma reunião de avaliação do fórum,  entre a Pró-reitoria de Ensino e equipes de trabalho das pró-reitorias, diretorias e outras unidades da Unimontes. No encontro, o maior evento da Universidade foi avaliado de forma positiva.

Para o reitor João dos Reis Canela,  o VII Fepeg foi um sucesso graças ao envolvimento de toda a comunidade acadêmica. “A Universidade que queremos ser é um processo contínuo que não se encerra com o VII Fepeg. Todos foram convidados a participar das discussões, e temos pela frente um longo caminho de consolidação da nossa instituição que requer o envolvimento da comunidade – professores, acadêmicos, servidores, parceiros, colaboradores e Governo -”. Ainda segundo o reitor, o aprofundamento das discussões será levado aos conselhos departamentais e, posteriormente, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e  ao Conselho Universitário (Consu). “Todas as análises, sugestões e proposições serão avaliadas de forma coletiva como ferramentas de uma política gerencial da Unimontes”, finalizou  João Canela.

CONFIRA APRESENTAÇÃO DO REITOR JOíO CANELA DURANTE O FÓRUM

CALENDÁRIO DE REUNIÕES REALIZADAS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS DO VII Fepeg

“O evento cumpriu o seu papel de envolver a comunidade acadêmica na reflexão acerca dos cenários e desafios da Unimontes”, manifestou o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, coordenador-geral do Fepeg. Ele assegurou ainda que o envolvimento dos professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos foi imprescindível para o sucesso do VII Fepeg. “Agradeço o esforço e dedicação de todos que contribuíram. O trabalho em equipe marcou o maior evento realizado pela Universidade e vamos continuar esse debate ao encaminhar as proposições apresentadas no fórum”, destacou o pró-reitor de Ensino.

Já a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, ressaltou que as temáticas das mesas-redondas e palestras foram altamente importantes. “Os temas ajudaram no aprofundamento das discussões e contribuíram de forma enriquecedora para que possamos repensar a nossa Universidade”, disse Francely.

SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS – O grupo de trabalho para sistematização das propostas para novas diretrizes da Unimontes reuniu todas as sugestões e proposições apresentadas no VII Fepeg. Com base nas propostas, foi elaborado um documento de avaliação e encaminhamentos do fórum. O material será encaminhado para todos os professores, chefes de departamento, coordenadores de curso e dirigentes, para que seja apreciado. A ideia é promover  ampla discussão e avaliação das propostas para iniciar a implantação das diretrizes.