A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria (Avahu) comemora na próxima segunda-feira (23/05) 10 anos de existência, com uma programação especial. As atividades serão realizadas  a partir das 8 horas no auditório Sabedoria e Humildade. Na oportunidade, será empossada a nova diretoria da associação.

O décimo aniversário da Avahu também será comemorado com uma missa em ação de graças, marcada para domingo, às 16 horas, nas dependências do hospital. A celebração será presidida pelo padre Sérgio Silva Rocha.

Durante a solenidade comemorativa dos 10 anos da Avahu,  será  exibido vídeo sobre  a história e as atividades da entidade, que reforçam as ações do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário no auxílio aos pacientes. Serão prestadas homenagens às voluntárias da associação e ao reitor da Unimontes, João dos Reis Canela. Haverá a posse da nova presidente da Associação, Maria Darlene Mendes Fonseca, que substituirá Maria da Soledade Oliveira Silva.

A Avahu conta, atualmente, com 45 voluntárias, mulheres da comunidade que atuam diretamente no Hospital Universitário, prestando assistência aos usuários carentes e a seus familiares. Entre outras ações, a entidade assegura a doação de roupas, cobertores, produtos de higiene   pessoal, assim como de cadeiras de rodas e outros utensílios, para os pacientes mais necessitados. Também providencia a doação de enxovais para os recém-nascidos da maternidade Maria Barbosa, do HUCF. O lanche diário fornecido para as pessoas que aguardam atendimento no hospital também é uma ação das voluntárias.

HISTÓRICO – A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria foi criada em 28 de maio de 2001, pela senhora Nair Guimarães, com a finalidade de prestar assistência social aos pacientes do Hospital Universitário. Inicialmente, eram 12 voluntárias. Com o passar do tempo, o trabalho foi ampliado, contando, atualmente, com 45 associadas.

Ainda em seu primeiro ano de existência, a entidade passou a ter atuação mais efetiva no hospital, com a doação de aparelhos de tv para as clínicas. Depois, graças ao trabalho da Avahu, foram realizadas diversas  melhorias para os pacientes do Hospital Universitário, tais como a instalação da Tenda de Eventos, reforma do da pediatria e criação da Escola Ciranda da Vida. O trabalho assistencial conta também com o apoio de outras entidades e de empresas parceiras.

“O nosso trabalho é anônimo, mas é muito importante, sendo feito com muito amor. Sabemos que os pacientes precisam de nossa presença e do nosso apoio, recebemos em troca muito carinho e consideração”,  declara a voluntária Maristela Lopes Morais, ex-presidente da Avahu.