Nesta quinta-feira (10/08), foi discutido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o tema “Assédio Moral e Assédio Sexual em instituição pública e suas consequências, conforme a lei Estadual vigente”. A questão foi abordada em palestras proferidas pela controladora seccional da Unimontes, Aurisete Tiago Dias e pela advogada Daniela Cristianismo Costa, da Assessoria Jurídica da instituição.
Realizado no auditório do prédio 3 do campus-sede, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), o evento foi destinado aos professores e servidores técnico-administrativos dos diferentes setores da universidade.
O diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes, professor Frederico Bida de Oliveira, ressaltou a relevância da discussão sobre o assédio na universidade. “Eventos com essa temática são importantes para a sensibilização e conscientização das pessoas sobre aspectos danosos causados por esse tipo de comportamento em organizações”, afirmou.
“O assédio é uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando sua saúde em risco e, por consequência, prejudicando o ambiente de trabalho”, ressaltou o responsável pela DDRH da Unimontes.
“Cabe à Instituição agir de forma a barrar esse tipo de atitude, informando sobre as consequências, formas de proteção e fluxos para denúncia, caso seja observado algum caso caracterizado como assédio”, completou o professor Frederico Bida de Oliveira.
Um dos expectadores das palestras sobre o tema “Assédio Moral e Assédio Sexual em instituição pública e suas consequências” foi o servidor técnico-administrativo da Unimontes Fernando Mendes de Queiroz. “As palestras foram de grande valia e esclarecedoras”, considerou.