Gestão busca apoio para o trabalho da Fadenor e analisa pleitos com a SEE/MG para o campus de Januária

A articulação institucional na qual a gestão superior da Unimontes está inserida passa pelo diálogo com o Governo de Minas Gerais e as lideranças regionais, na busca pela melhor qualidade na oferta do ensino superior público e gratuito em cerca de 40% do território do Estado.

Neste sentido, o reitor Antonio Alvimar Souza participou duas reuniões de trabalho na Cidade Administrativa (Belo Horizonte), na tarde desta terça-feira (28/12). No primeiro encontro, com a secretaria adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, a gestão superior da Unimontes formalizou o pedido de apoio para o trabalho da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

A entidade é parceira da Universidade na implementação de projetos de pesquisa e na prestação de serviços e, na avaliação do reitor, é preciso buscar suporte em recursos e convênios para a manutenção deste trabalho.

Subsecretária Augusta Fagundes, secretária adjunta Geniana Faria, deputado José Reis e reitor Antonio Alvimar
(Foto: Divulgação)

Outro assunto tratado com a secretária adjunta foi a avaliação de desempenho pessoal do reitor da Unimontes. Na atual gestão do Governo do Estado, é prática dos ocupantes dos cargos superiores mensurar o trabalho dos gestores das autarquias e demais órgãos. Dentre os pontos avaliados está o cumprimento de metas. Em 2020, o reitor foi avaliado pela secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna.

NORTE DE MINAS

No segundo momento na Cidade Administrativa, a secretária adjunta Geniana Faria e o professor Antonio Alvimar se reuniram com a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Fagundes, e com o deputado estadual José Reis. Dentre os temas relacionados, a busca pelas orientações do Estado quanto ao ponto de vista logístico e legal para o incremento das ações da Unimontes em Januária (Norte de Minas).

Há o interesse da comunidade local para que a Universidade amplie sua atuação em Januária, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, com a possibilidade de estender os benefícios também para os 11 municípios vizinhos.

Além da possibilidade de oferta de novas graduações ou mesmo o rodízio de cursos com outras sedes da Unimontes, a dinâmica passa também pela análise conjunta da estrutura de trabalho: recursos humanos, espaços físicos, projetos político-pedagógicos, dentre outros.

Em Januária, está a primeira unidade fora da sede implantada pela Unimontes no Norte de Minas. O campus foi implantado em 1995, logo após o reconhecimento federal da Instituição, e atualmente oferece os cursos de Educação Física, Pedagogia, Letras/Inglês e Letras/Português.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária